Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

5 formas de se manter seguro em um incêndio florestal

O incêndio florestal infelizmente está cada vez mais comum, entenda como manter-se seguro com 5 dicas

0

Você já deve ter ouvido falar ou até visto alguns dos incêndios florestais que ocorrem ao redor do mundo. Uma consequência mais recente do fenômeno foi a fumaça laranja que tomou a cidade de Nova York, nos EUA, causada por conta de cerca de 150 incêndios florestais em andamento no Canadá.

- Publicidade -

Contudo, engana-se quem pensa que incêndios assim são raros. Na verdade, eles acontecem com frequência, inclusive no Brasil.

Queimadas na Amazônia, por exemplo, são bastante comuns. Em 2022, inclusive, nosso país teve um aumento de 80% nessas ocorrências.

Pensando nisso, vale a pena saber como se manter seguro em incêndios florestais. Então, para conferir nossas dicas, leia o texto completo a seguir!

5 formas de se manter seguro em incêndios florestais

incêndios florestais dicas

- Publicidade -

Como mencionamos, o Brasil tem tido um aumento significativo nos incêndios florestais. Em 2022, foram 2.426.597 milhões de hectares de floresta queimados. 85% deles só na Amazônia brasileira.

Portanto, se você mora em uma região em que isso é comum, vale seguir as dicas a seguir e saber como você pode se proteger nesses casos.

1. Cheque a qualidade do ar

A primeira dica, caso você esteja por perto de um local com incêndios florestais, é conferir a qualidade do ar. Se há coloração diferente ou grande concentração de fumaça. Se verificar algum problema, mas não tiver certeza, fale com órgãos responsáveis, como os bombeiros.

2. Filtre o ar

- Publicidade -

Se você vive em uma região com bastante poluição advinda de incêndios florestais, considere investir em um purificador de ar. Sistemas de ar condicionado também podem ser eficientes.

3. Se possível, saia da cidade

Se a situação da sua cidade ou região for crítica, considere sair da cidade por um tempo, até que o ar poluído se dissipe. Obviamente, tudo depende das suas condições para fazer isso. Se você puder trabalhar remotamente, por exemplo, tudo fica mais fácil.

Enfim, se possível, considere viajar para uma cidade com uma melhor qualidade do ar. Ao menos até que o problema maior esteja resolvido.

Talvez você goste de ler também:

Quanto custa assistir 1 jogo da NBA na primeira fila e all inclusive?

13 slides para apresentar a sua empresa e atrair investidores e clientes (pitch)

Alerta de falsidade: 10 sinais de que estão sendo falsos com você

4. Não saia de casa

Se a sua região está sendo afetada por fumaça vinda de incêndios florestais, e você não puder viajar, fique em casa. Ao menos durante o período mais crítico, evite sair de sua casa até mesmo para trabalhar, se tiver a alternativa de atuar home office.

Além disso, deixe suas portas e janelas bem fechadas, deixando a fumaça apenas do lado de fora.

5. Use máscaras

Por fim, se há algo que a pandemia trouxe para a nossa realidade foram as máscaras. E elas também são úteis em caso de incêndios florestais.

Então, para evitar fumaça e ar poluído, proteja-se com máscaras sempre que puder, principalmente se precisar sair de casa.

Conclusão

Então, se você mora em uma cidade ou região que pode ser afetada pelos incêndios florestais, considere seguir essas dicas! E, claro, entre em contato e busque informações com os órgãos do seu município, como polícia e bombeiros.

Não esqueça também de buscar por mais dicas em matérias e reportagens jornalísticas que falam sobre o tema. Elas também podem ajudar você a se proteger da situação.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.