Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Pico de criatividade: em qual período do dia você é mais produtivo?

Você sabe dizer quando acontece o seu pico de criatividade? qual o melhor período para você ser mais criativo? Bora descobrir

0

Talvez você não saiba, mas alguns estudos sugerem que você passa por um pico de criatividade e se torna mais produtivo em certos períodos do dia. Em um mundo ideal, a produtividade aconteceria a qualquer momento, sempre que necessário. Porém, nem sempre é esse o caso, principalmente quando falamos de criar.

- Publicidade -

Acontece que nós, seres humanos, funcionamos à base de picos e vales de energia e criatividade. Os vales são o momento em que o seu nível de produtividade é mais baixo. Já os picos, são o ápice da sua produtividade criativa.

A questão que vamos responder neste texto é: afinal, em qual período do dia você é mais criativo?

Então, para saber a resposta, continue a leitura!

Em qual período do dia você tem seu pico de criatividade? Descubra

pico de criatividade

- Publicidade -

Uma curiosidade: você, ser humano, possui aí dentro um reloginho interno regulado em 24 horas diárias. Isso explica por que em geral nós dormimos, almoçamos e assistimos nossa série favorita geralmente nos mesmos horários, todos os dias.

É claro que esses horários variam de pessoa para pessoa. Mas o ciclo, em si, é universal. É o chamado ciclo circadiano. É ele que e influencia o seu estado de alerta, energia e desempenho ao longo do dia

Quando falamos em criatividade, alguns estudos sugerem que a maioria das pessoas tendem a ser mais criativas em certos momentos do dia.

Esse pico de criatividade se divide em dois: são os conhecidos “pico matutino” e “pico vespertino“, além do período de menor produtividade, chamado de “vale“.

Leia também:
Criatividade: Futurismo Estratégico Aplicado Aos Negócios E Produtos

- Publicidade -

Quanto custa assistir 1 jogo da NBA na primeira fila e all inclusive?

13 slides para apresentar a sua empresa e atrair investidores e clientes (pitch)

Vale e pico de criatividade: entenda a diferença

De acordo com os estudos, o pico de criatividade matutino ocorre nas primeiras horas do dia, geralmente algumas horas após acordar. Nesse período seu cérebro está mais descansado, e os níveis de cortisol mais elevados. Com isso, a criatividade pode fluir melhor e você, ser mais produtivo.

o pico vespertino geralmente ocorre durante o final da tarde ou início da noite. Nesse momento a temperatura do seu corpo está mais alta do que o normal, e o cérebro embarca em um estado de maior vigília.

Por outro lado, o período entre o pico de criatividade matutino e vespertino é o que chamamos vale de produtividade. Ou seja, um momento em que é comum experimentar quedas de energia, de criatividade e de produtividade. Em muitos casos, esse vale ocorre no início da tarde, após o almoço.

Com isso, o ideal é buscar realizar atividades criativas nestes momentos do dia. Ou seja, fazendo uso dos picos e dos vales de produtividade e criatividade a seu favor.

Em outras palavras: se você tentar ser criativo em um momento que não é favorável para o seu cérebro, é possível que o resultado não seja tão bom quanto o esperado.

vale e pico de produtividade

Conclusão

Por fim, vale ressaltar, mais uma vez, que estes dados são resultados de estudos, mas não são a regra. O pico de criatividade e seus padrões podem variar de pessoa para pessoa.

Assim, enquanto você pode ser mais criativo à noite, seu primo pode ter um desempenho péssimo pela manhã. Cada pessoa é um universo e possui suas próprias realidades e particularidades. O que vale para você, pode não valer para o outro. E vice-versa.

A questão é saber ler o seu corpo e o seu organismo, e reconhecer quando ocorrem o seu vale e pico de criatividade. Em outras palavras, conhecer o seu ciclo circadiano e fazer uso dele a seu favor!

E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele ajude você a se tornar mais criativo – ou melhor, descobrir quando o seu pico de criatividade está prestes a começar! 🙂

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.