Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

CUIDADO: sites com promessas de dinheiro esquecido 2023 é GOLPE

Dinheiro esquecido 2023: Falsas empresas e pessoas tentam aplicar golpes usando o Banco Central do Brasil, fique alerta

0

Como assim dinheiro esquecido 2023?

- Publicidade -

Site com promessas de dinheiro esquecido 2o23 em conta é golpe, alerta Kaspersky

Os falsos anúncios de dinheiro em conta continuam a fazer vítimas sob o nome do Banco Central. Saiba como descobrir se você realmente possui alguma quantia em aberto

Golpistas entram em contato com vítimas ao enviar um link falso do Brasil Consultas, alegando que existe um valor esquecido a ser retirado. Porém, para essa transação ser efetivada, é preciso realizar o pagamento de uma taxa de R$ 97. Com diversas reclamações no ReclameAqui e //www.tiktok.com/@dr.amarildofilho/video/7246823748412656901?q=consulta%20brasil&t=1687789490774″>relatos nas redes sociais, a própria empresa se manifestou pelas redes para alertar a respeito dos golpes. Para evitar o aparecimento de novas vítimas, a Kaspersky revela detalhes de como o golpe funciona e dá dicas de como descobrir se realmente há algum dinheiro esquecido.

- Publicidade -

Dinheiro esquecido e Valores a receber

O golpe se mostra uma variação do “Valores a Receber”, utilizando a temática dos valores recém liberados pelo Banco Central. A novidade desse golpe do “Brasil Consulta” ou “Consulta Brasileira” é que, para liberar o valor, a vítima precisa pagar uma suposta “taxa de saque”.

Ao clicar no link para a página maliciosa, o site pede dados pessoais como CPF, data de nascimento e chave PIX – dados que o golpista poderá usar posteriormente em novas fraudes. A página também aceita qualquer dado falso, sem fazer verificação do mesmo. Caso a vítima efetue o pagamento (por PIX ou cartão de crédito), o valor poderá ser perdido, com o PIX como uma forma mais difícil de reaver o dinheiro. O pagamento era processado por empresa legítima que processa pagamentos online e, no momento da análise, a página estava fora do ar, provavelmente retirada por denúncias de fraude.

- Publicidade -

Exemplo de site fraudulento

É comum que criminosos usem elementos visuais que imitam o site do Banco Central ou até termos conhecidos como “Valores a Receber” e “gov” no nome do domínio. O objetivo é fazer as vítimas pensarem que se trata de um site verdadeiro. Por essa semelhança muitas vezes entre um site oficial e uma fraude, é importante ter cuidado antes de fornecer suas informações ou enviar pagamentos, por mais que o site pareça verdadeiro e de uma empresa de renome.

No site analisado da fraude, é possível ver uma palavra com a ortografia incorreta. Essa atenção com as palavras, layout da página e até se o site possui outras “páginas” dentro dele, como abas e seções que podem ser acessadas com mais informações, podem dizer se ele tem traços confiáveis ou não. Um site verdadeiro dificilmente terá erros ortográficos facilmente identificáveis e também as chances de um site íntegro ser uma página única são baixas”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Comentários de supostas pessoas que fizeram o processo na página para gerar segurança

Essa atenção é crucial para evitar golpes, mas muitas vezes não é suficiente. Além desse cuidado, pesquise com o site oficial do Consulta Brasil: entre em seu navegador e digite manualmente a URL do site oficial para conferir. Os sites e redes sociais oficiais podem auxiliar as pessoas a tirar qualquer dúvida e evitar o surgimento de mais vítimas”, complementa Assolini.

Para evitar mais vítimas desse golpe, a Kaspersky recomenda:

  • Preste atenção no site antes de colocar qualquer dado ou fazer algum pagamento: Veja a URL e como é a estrutura desse site. Ele possui erros ortográficos ou página única, sem outras seções? Então possui chances de ser um golpe.
  • Pesquise: Antes de fornecer alguma informação sua, busque pelo site no Google, no ReclameAqui ou, no caso de apps, na área de comentários antes de fazer o download. Se é um golpe, provavelmente terá reclamações de outras vítimas ali.
  • Use uma boa solução de segurança: Ela irá avisar sobre os possíveis sites maliciosos e ataques de phishing, como as soluções da Kaspersky.

 

Caí no golpe! E agora?

Caso o pagamento tenha sido feito usando cartão de crédito, comunique-se com seu banco e solicite o cancelamento do pagamento.

Caso tenha feito via PIX, comunique-se com seu banco o mais rápido possível solicitando o MED (mecanismo especial de devolução).

Caso o pagamento tenha sido feita via boleto, não há muito o que fazer. Abrir um boletim de ocorrência também é recomendável para registrar a fraude.

 

Talvez você goste de ler também:

SKY libera canais para diversão da garotada nas férias escolares

Sedentarismo: 52% da população brasileira NÃO PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS, alertam especialistas

 

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, infraestrutura críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.

O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de programas e serviços de segurança especializados – que incluem soluções de Ciberimunidade – que visam combater ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 220.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.