Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Cuidado com o EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: especialistas apontam os perigos da inadimplência e problemas financeiros em 2023

Especialistas apontam perigos do empréstimo consignado e o crédito mal planejado para a saúde financeira

0

Vilões da inadimplência: especialista diz que é preciso ter cautela quando o assunto é empréstimo consignado

- Publicidade -

Utilização do empréstimo consignado como recurso para solucionar problemas financeiros exige planejamento, afirma especialista

Imagem: reprodução Freepik.

 

Talvez você goste de ler também:

Netflix recebe com exclusividade 3 novas séries da HBO Max em agosto! E vem mais coisas boas… entenda

- Publicidade -

Descubra qual é o carro mais barato do Brasil agora em 2023: Será que vale a pena?

Cuidado com o EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

O número de brasileiros em situação de inadimplência vem crescendo no Brasil desde o último ano, de acordo com um recente estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados mostram que o cartão de crédito foi a principal causa da inadimplência, sendo responsável por 31% das dívidas em atraso. Outros fatores que contribuem para o endividamento incluem crédito em bancos ou financeiras (26%)crediário (21%)cheque especial (15%) e telefone (11%).

Nesse cenário, o empréstimo pessoal ganha força, já que se tornou mais acessível nos últimos anos, podendo ser solicitado em poucos minutos, de forma totalmente online. Contudo, recorrer ao crédito exige planejamento.

“Muitas vezes, as pessoas acabam contraindo um empréstimo sem traçar com antecedência qual será o destino desse dinheiro. É importante ser consciente, não pedir crédito por impulso e planejar como ele será aplicado, antes de fazer a solicitação. Assim, o empréstimo se torna solução e não mais um problema”, comenta Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech sergipana que facilita o empréstimo pessoal e consignado.

- Publicidade -

O especialista orienta que, seja qual for a necessidade do dinheiro (pagar uma reforma, despesas de educação, viagens ou urgências inesperadas), antes de solicitar o empréstimo, é preciso ter certeza de que, em longo prazo, será possível pagar as parcelas e ainda guardar uma reserva para imprevistos.

“Primeiramente, a pessoa deve avaliar se tem como pagar as parcelas e os juros. E em segundo lugar, é importante não comprometer toda a renda disponível nesse parcelamento, garantindo que sobre algo como reserva de segurança. Por isso, é fundamental conhecer as próprias contas e seguir um planejamento, para não aumentar o endividamento, em vez de saná-lo”, orienta Matos.

Outra dica do executivo é manter uma lista de prioridades de contas a serem quitadas e de novos planos, para se ter uma visão do todo e facilitar uma aplicação inteligente do dinheiro. “É necessário estabelecer prioridades. Pagar o carro ou a reforma da casa? Quitar contas antigas ou fazer novos investimentos? É provável que existam diversas vontades, mas é fundamental analisar o que é mais urgente e importante para a família, levando em conta, principalmente, a saúde financeira”, explica o sócio-fundador da iCred.

Por fim, o especialista aponta que é essencial escolher instituições de confiança para solicitar o empréstimo e que ofereçam condições de negócio alinhadas com os objetivos pessoais. “Muitas instituições podem agir de má fé e enganar o cliente, iludindo-o acerca das condições de contratação e da liberação do dinheiro. É preciso estar atento e fazer escolhas prudentes, sobre quando e onde solicitar o crédito. Esse recurso deve ser o fim de problemas e não um risco de mais endividamento desnecessário”, finaliza Matos.

Sobre a iCred

Fintech criada no começo de 2022 para facilitar o acesso ao crédito e empréstimo pessoal. Com pouco mais de um ano de operação, a empresa já antecipou R$700 milhões. A aprovação do cadastro de cada usuário é feita em até três minutos, com dinheiro rapidamente liberado via PIX.

Oferece uma linha de crédito para antecipação do FGTS, iniciou a concessão do Consignado INSS em Janeiro/23, e pretende lançar o Cartão Consignado até o fim do ano.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.