Como definir o seu propósito?
Antes de mais nada, qual é o seu propósito? Você já parou para pensar nisso? Em algum momento, seja na carreira profissional ou mesmo na vida pessoal normalmente as pessoas param para pensar: o que eu estou fazendo? por que estou fazendo isso? aonde vou parar assim?. À primeira vista questionamentos são considerados “ok” ainda mais para quem está procurando um sentido para o que faz. Veja como definir o seu propósito criativamente lendo esse artigo.
É provável que você também goste:
Liberte o seu poder criativo
5 maneiras de estimular a criatividade em equipe
Golden Circle: como usar 3 perguntas para definir o seu propósito?
Mas afinal de contas, qual o seu propósito?
Ô perguntinha capciosa essa, mas muito necessária para preencher o vazio que pode habitar a vida de quem não tem essa resposta ainda. Vamos apresentar uma metodologia capaz te ajudar você a conseguir definir isso. Usando o Golden Circle, do especialista em liderança e cenários competitivos, o inglês Simon Sinek, você poderá desenhar de forma simplificada o seu propósito, assim como “ligar os pontos”.
Assim, de forma resumida, o Golden Circle possui 3 esferas, sendo que a primeira a ser construída deve ser a esfera do WHY?. Consecutivamente você deve construir o HOW e o WHAT. Para você se aprofundar mais sobre o assunto, indicamos a leitura desse artigo também.
Why?
Contudo a primeira esfera está relacionada a questionarmos o POR QUE das coisas. Em síntese você precisa responder algumas questões para formular o seu real propósito.
O que move você todos os dias? O que te faz feliz? Qual é a sua missão na terra? Qual é a sua razão de existir? Você possui alguma causa? Se realiza fazendo o que? Qual o seu objetivo na vida?
Se você definiu por exemplo em ser mais saudável, você deve evitar hábitos e atitudes contra esse estilo de vida e investir em aspectos positivos para ter uma vida com mais saúde.
How?
A segunda esfera do Golden Circle está relacionada a COMO você vai por em ação o seu WHY. Dessa forma o HOW representa um plano de ação no qual você irá planejar atitudes práticas para alcançar os seus objetivos. As questões a serem respondidas nessa esfera são:
Como você vai materializar o seu propósito? você vai atuar em uma causa ou em algo que gosta de fazer? Como você se diferencia das demais pessoas? Você vai mudar hábitos em prol do seus objetivos?
Se você almeja um lifestyle de boa saúde, vai ser necessário evitar cigarro, bebidas àlcoolicas, drogas e procurar por alimentação saudável, longe de produtos industriais por exemplo.
What?
Por fim, a terceira esfera está relacionada com O QUE você faz.
O que você faz? Quais são os seus talentos? quais são as suas habilidades?
Seguindo o lifestyle de boa saúde você vai ter que fazer atividades físicas ou mesmo participar de um grupo de pessoas que possuam os mesmos interesses que você. Se você gosta de dançar, aulas de dança podem facilitar você nessa busca por um propósito. Se você gosta de cozinhar, use as suas habilidades para fazer alimentos mais saudáveis.
Trabalho e a vida pessoal
Seja como for, muitas vezes o trabalho e a vida pessoal se misturam, porém, todos devemos saber o quanto a pessoa jurídica pode ser diferente da pessoa física. Igualmente podemos perceber que o trabalho nos engrandece tendo em vista que nos tornamos úteis e ocupados com um ofício. Mas por vezes esse mesma atividade profissional pode em um determinado momento não fazer mais sentido nas nossas vidas. É aí que entra o tal do propósito e a revisão dele.
Como definir o seu propósito
O que você está fazendo agora é algo que você realmente ama?
Esses simples questionamento parece conflitante se pensarmos nas gerações: Baby Boomers, Geração X, Millennials e mais recentemente a Geração Z. Mas ao mesmo tempo torna-se importante analisarmos o que o seu pai ou avô tinham como propósito para perceber se esses fazem ou não sentido para você.
A geração dos baby boomers por exemplo o sucesso estava atrelado a estabilidade na vida. Trabalhar muito, separar o trabalho da vida pessoal, cumprir horário, seguir uma carreira para o resto da vida, casar, comprar uma casa e constituir uma família eram algumas características dessa geração.
Porém ao longo do tempo essas aspirações foram sendo modificadas, a geração X entendia sucesso como sendo jovem e rico criando o que conhecemos pelo termo workaholic, viciados em trabalho, competitivos e extremamente consumistas.
Logo depois os Millennials tem na sua receita de sucesso baseada em prazer, ou seja, conseguem juntar oportunidades com paixões. E Posteriormente a todas essas gerações surge a geração Z, um upgrade de todas essas e totalmente conectada a internet e buscadores.
Uma perspectiva interessante para você analisar esses conflitos de geração pode ser visto no vídeo All work and all play criado pela empresa de pesquisa e tendências Box 1824.
Conclusão
Definitivamente entender qual o seu propósito na vida, seja ela profissional ou pessoal, ajuda você a se desenvolver como ser humano. Com certeza existe uma jornada reflexiva para se obter tais respostas as perguntas indicadas pelas esferas do Golden Circle. Igualmente vale algumas reflexões sobre o conflito de gerações, todavia essa metodologia pode ser a ferramenta que faltava para você definir o seu propósito.
Livros para enriquecer o seu conhecimento -> com cupom de desconto (adicione no seu carrinho de compras)
Conflito de Gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho
Gostou desse desse artigo sobre Propósito? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre 5 dicas para organizar um mapa mental.