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GOLDEN CIRCLE: como usar 3 perguntas para definir o seu propósito?

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O Golden Circle ou “círculo dourado”, criado por Simon Sinek ajuda empresas e líderes a encontrarem os seus respectivos propósitos, além é claro, de gerarem um grande impacto inspiracional sobre pessoas. Segundo a observação de seu modelo, Simon utilizando as três grandes perguntas (Por que? Como? O que?) para criar valor e engajar as pessoas em uma causa. Quer saber como usar 3 perguntas para definir o seu propósito? leia atentamente esse artigo.

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“As pessoas não compram o que você faz mas o porquê do que faz”. (SINEK, 2010)

As 3 esferas do Golden Circle

Antes de tudo você precisa assistir ao vídeo abaixo ou mesmo entender as 3 esferas propostas pelo autor. Nesse sentido, mostraremos a seguir e de forma bem detalhada cada uma dessas esferas que representam o Golden Circle. Leia a seguir e ao final proponha-se a expandir o seu conhecimento.

1. Por que? (Why?)

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Primeiramente começamos a investigar as coisas pelo centro do Golden Circle. É preciso sabe o POR QUE da sua existência, o seu verdadeiro propósito, que nada mais é do que uma causa que você abraça de peito aberto ou mesmo algo que você acredita e confia ser interessante, não somente para você, mas para muitas pessoas.

Qual é a sua missão? Qual é a sua razão de existir? Por que é importante para alguém? São perguntas pertinentes nessa primeira esfera.

A Apple, a um tempo atrás, quando ainda existia a figura de Steve Jobs presente, acreditava que eles existiam para desafiar o status quo. E de certa forma tanto o fundador da empresa como os seus colaboradores acreditavam fazer isso.

2. Como? (How?)

Logo depois de definir o Por que? do Golden Circle partimos para a esfera do COMO. Do mesmo modo iremos por elaborar um plano de ação para por em prática o propósito, causa e no que acreditamos, anteriormente esboçado na primeira esfera. Precisamos planejar atitudes práticas para alcançar metas e objetivos.

Como você se destaca no mercado? Qual é o seu diferencial? O que diferencia você dos demais? São questões a serem respondidas aqui.

Seguindo no exemplo da Apple, a empresa planejou o COMO sobre os seus produtos, utilizando o design ao extremo assim como também na entrega de uma experiência ao usuário completamente única.

3. O que? (What?)

Em terceiro lugar no Golden Circle, tendo definido anteriormente o POR QUE e COMO, devemos definir O QUE que está relacionado ao seu negócio.

O que a sua empresa faz? O que são os seus produtos e serviços? quais são as suas principais atividades? O que você vende?

A Apple à primeira vista fazia computadores lá nos anos 80, mas nessas duas últimas décadas ampliou o seu mercado de atuação investindo em novas frentes como: Players de música, Smartphone, Televisão e mais recentemente mobilidade.

Conclusão

Enfim, utilizar a metodologia do Golden Circle é uma excelente estratégia para quem quer criar empreender, desenvolver um novo projeto ou pensar em inovações no mercado. Se você tiver dúvidas sobre ou mesmo quiser aprofundar seus conhecimentos, indicamos abaixo algumas referências interessantes. Portanto pegue um papel, caneta e desenhe o seu Círculo Dourado.

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Comece pelo porquê 

O jeito Apple de fazer design: Como criar produtos para embasbacar seus clientes 

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