Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Perdemos a criatividade quando ficamos adultos?

0

Todos nascem criativos e depois são “ensinados” a não serem mais tão criativos à medida que envelhecem. Apenas lembre quando você era criança e frequentava a escola nos primeiros anos, existia uma ênfase muito grande em aulas de artes e criatividade. Eram incríveis as formas de se expressar e expandir as sensações e, quando você envelhece, é colocado dentro de uma caixa, sendo obrigado a seguir um caminho linear com o principal objetivo de pagar contas e impostos.

- Publicidade -

Existem pesquisas que mostram o grande potencial criativo de uma criança sendo perdido ao mesmo tempo que fica adulta. De acordo com o estudo de criatividade de George Land, que testou 1.600 crianças de cinco anos de idade, 98% foram consideradas gênios criativos, já aos quinze anos o percentual caiu drasticamente para 12%. O mesmo teste foi aplicado com 280.000 adultos e foi descoberto que apenas 2% eram gênios criativos.

Porque o ser humano perde tanto potencial em tão pouco tempo sem perceber?

Simples, as pessoas ficam adultas.

Hoje em dia ficar adulto é aceitar um trabalho em troca de salário, porém é possível sim fazer escolhas dentro de uma liberdade imposta. Você é livre para escolher em qual empresa vai querer enviar seu currículo, mas a partir do momento que ele ingressa nesta empresa, ele deve seguir as regras de funcionamento desta empresa, deve sentar no local indicado, deverá almoçar no horário permitido, irá pra casa no horário que todo mundo for. Nesse momento a liberdade não existe mais. Para alguém ser criativo ele precisa ser livre, são adjetivos que andam e funcionam juntos o tempo inteiro, liberdade e criatividade.

A vida adulta automatiza qualquer atividade diária que podemos ter. Um exemplo que acontece frequentemente são as refeições.

- Publicidade -

Uma criança quando brinca de cozinhar mistura todos os ingredientes em infinitas possibilidades, não estamos julgando qual sabor essa comida teria, mas as curiosidades e o pensamento da criança de não saber o que é impossível. Um adulto cozinha o que já sabe, o que aprendeu com os pais, ou segue as regras decoradas para fazer uma massa. Repetindo da mesma forma por anos pois sabe que sempre dará certo.

O adulto tem medo de errar e isso bloqueia a criatividade.

mulher feliz cozinhando

Reencontrando a criatividade

Para ser mais criativo é necessário pensar como uma criança, e isso todo mundo já foi um dia. Todo mundo já foi curioso, todo mundo quando foi criança misturou coisas para ver qual resultado teria. Buscar a criatividade na vida adulta é voltar a enxergar com os olhos de uma criança e deixar pra trás o medo de errar. Deixar o ego de lado, esquecer o emocional abalado por experiências negativas.

- Publicidade -

Portanto, permita-se experimentar novos sabores que você mesmo pode criar. É importante exercer as atividades de experimentar e conhecer como se tudo fosse visto pela primeira vez.

Gostou desse desse artigo sobre encontrar a criatividade e ser criativo novamente? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.