Por que a China está cavando um buraco de 10 mil metros de profundidade?
Qual o sentido de cavar um buraco de 10 mil metros? bora entender um pouco mais
A China está cavando um buraco de 10 mil metros de profundidade. A pergunta é: por quê?
De acordo com o próprio país, trata-se de um esforço para estudar as áreas mais profundas do planeta. Com isso, o plano é cavar um dos poços mais fundos do mundo. Podendo chegar a até 11,1 mil metros de profundidade.
A ideia é, além de estudar essas áreas inóspitas, potencialmente identificar recursos minerais que possam ajudar a avaliar riscos ambientais na região. Como terremotos, por exemplo, que são relativamente comuns na China.
Então, para saber mais sobre o assunto, entender como será realizada essa empreitada e, mais do que isso, quanto tempo deve levar para cavar um buraco de mil metros, confira o texto a seguir!
Saiba mais sobre o buraco de 10 mil metros que a China está cavando
Assim, de acordo com informações da agência estatal chinesa Xinhua, a perfuração começou no dia 6 de junho de 2023, uma terça-feira, às 11h46, no horário local. A atividade iniciou-se em um deserto na bacia de Tarim, na região autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.
A expectativa é que o poço alcance aquilo que chamamos de sistema cretáceo na crosta terrestre. Mais especificamente, até uma série de rochas estratificadas que datam de 145 milhões de anos.
Segundo a China National Petroleum Corporation, principal produtora de petróleo e gás do país, e também empresa que encabeça o projeto, o objetivo é permitir que cientistas estudem a estrutura interna da Terra. E, dessa forma, obter dados valiosos para pesquisas científicas.
Projeto é audacioso e passará por desafios
Alguns especialistas descrevem o projeto como ousado. Só o equipamento projetado para a escavação, capaz de suportar temperaturas acima de 200ºC, possui mais de 2 mil toneladas.
Já para atingir o objetivo, ou seja, chegar até as rochas datadas de cerca de 145 milhões de anos, será necessário perfurar cerca de 10 camadas extremamente resistentes de placas tectônicas. Escavar um buraco de 10 mil metros não é para qualquer um.
Segundo Sun Jinsheng, acadêmica da Academia Chinesa de Engenharia em entrevista à Agência Xinhua, a dificuldade de construção do projeto “pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos”.
Além disso, as condições do ambiente da bacia do Tarim, na lista dos desertos mais quentes da China, também não são favoráveis ao projeto.
Leia também
5 Formas De Se Manter Seguro Em Um Incêndio Florestal
Conclusão
Seja como for, a projeção é concluir a escavação do buraco de 10 mil metros na China em 457 dias. Conforme divulgado pela mídia estatal do país, o governo considera esse “um marco na exploração de terra profunda da China“.
Por fim, além da questão da exploração geral de recursos para pesquisas científicas, o projeto também tem como objetivo a descoberta de gás e petróleo na região. A intenção é fortalecer as capacidades de tecnologia da PetroChina em escavações profundas.
Agora, resta esperar para saber se o projeto realmente será concluído no prazo estabelecido. E quais serão as descobertas resultados deste projeto pra lá de audacioso!
E você, o que acha sobre o buraco de 10 mil metros que está sendo escavado na China?