Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Você é criativo? Liberte o seu poder criativo!

0

Você já parou para pensar sobre o que é criatividade e se você é criativo? Mas afinal qual é o conceito de criatividade? Será que todo mundo é criativo? Para que serve a criatividade? são tantas perguntas mas uma grande certeza: a criatividade é uma capacidade incrível para nos diferenciarmos como pessoas e profissionais.

- Publicidade -

É provável que você também goste:

Criatividade: o que é e como pode te ajudar?

5 maneiras de estimular a criatividade em equipe

Perdemos a criatividade quando ficamos adultos?

- Publicidade -

E se todos fossem criativos?

Segundo Sir Ken Robinson e outros autores, o criativo é um ser humano capaz de resolver problemas. E para resolver problemas nós possuímos uma coisa que nos diferencia dos demais animais tendo em vista que não somos mais rápidos, mais fortes mas temos uma habilidade chamada: imaginação.

“A criatividade envolve colocar a imaginação para trabalhar, ou seja, a criatividade é a imaginação posta em prática”. (ROBISON, 2012)

Se podemos imaginar, podemos fazer praticamente tudo!

- Publicidade -

Em que momento entre as fraldas e o Smartphone você deixou de ser criativo? Talvez com os compromissos da vida adulta a gente vá deixando de ser  “criança” e logo deixe de imaginar as coisas. Antes de mais nada vale lembrar que não somos máquinas ou objetos, então temos que ser capazes  de imaginar. A criança ludicamente brinca e se diverte, por que a gente quando adulto perde essa pureza?.

Você lembra de quando era criança e queria uma coisa por que simplesmente queria? onde foi parar essa gana pelas coisas da vida? a vontade de conquistar o que quer.

Quero por que quero!

Imagine um pai e uma criança na fila de um supermercado em um final de dia e o filho diz: papai eu quero um chocolate agora! eu amo chocolate, você não ama também? O pai repleto de argumentos lógicos contra-argumenta ao filho dizendo: chocolate faz mal e dá cárie. O filho com uma vontade incrível de possuir um chocolate, mesmo que dê apenas algumas mordidinhas e deixe de lado rebate: mas papai, eu amo tanto um chocolate (com uma voz choramingando) e eu escovo os dentes.

O pai um tanto contrariado e olhando a fila observando a cena com uma certa comoção amolece e diz algo racional: o chocolate vai estragar a janta. Eis que o filho de forma espetacularmente racional se agarra na mão do pai, começa a chorar e diz bem alto: EU QUERO! EU QUERO! À primeira vista a criança se arriscou e criou pelo menos dois cenários possíveis, ou seja, ou ele é reprendido pelo pai ou quem sabe vence a força.

Mas independente do resultado dessa fábula reflexiva que acontece praticamente todos os dias, fica a reflexão sobre até que ponto insistimos no que queremos? Será que usamos realmente todos nossos talentos e habilidades para conseguirmos o que queremos? Ser teimoso não nos torna necessariamente criativos mas, articular argumentos lógicos e imprimir emoções e sentimentos exigem uma bela capacidade de imaginar.

O mundo precisa de pessoas criativas

Antes de mais nada aqui vai um alerta de spoiler: o mundo precisa de pessoas criativas, que imaginem soluções para problemas ou ao menos estejam dispostas a tentar. Nesse sentido temos uma notícia boa! o terreno é fértil para pessoas e profissionais criativos. As empresas buscam por profissionais dinâmicos e capazes de resolver “pepinos”, ou seja, não somente criar problemas para saber resolvê-los também torna-se uma habilidade importante.

“Pelo menos em 1 aspecto os seres humanos são diferentes das criaturas do planeta: o que nos diferencia é a capacidade de imaginar”. (ROBINSON, 2012)

Por tanto, se depois de todos esses argumentos você ainda tem dúvidas se é ou não capaz de ser criativo(a), fica o convite para revisitar a sua capacidade de imaginar, assim como o convite para que você liberte o seu poder criativo com a obra de Sir Ken Robinson.

Gostou desse desse artigo sobre criatividade e ser criativo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Fontes:

Libertando o Poder Criativo. A Chave Para o Crescimento Pessoal e das Organizações 

Somos todos criativos: Os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.