Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

A importância da tosa nos pets e como isto impacta na saúde dos bichanos

A tosa nos pets envolve muito mais do que a estética, como a qualidade de vida e bem-estar dos peludos

0

A importância da tosa nos pets e como isso impacta na saúde dos bichanos

- Publicidade -

A profissão tosador vai além da estética animal, mas também envolve qualidade de vida e bem-estar para os peludos

 

Uma ida ao banho e tosa pode parecer algo comum para muitos tutores, porém, o que muitas pessoas não sabem é a importância que essa rotina tem na vida dos pets.

O tosador, por exemplo, é um profissional que tem em suas mãos, diariamente, a missão de cuidar não só da estética dos nossos amigos peludos, mas também do bem-estar e da saúde dos pets.

 

Pouco é falado sobre como o tosador precisa ser, antes de tudo, um especialista no assunto. Ele entende como se dá a tosa por raça, qual é a diferença entre pelo e subpelo, entre outras características. Com tantas individualidades que impactam diretamente no sistema imunológico natural do pet, é essencial conhecer as necessidades de cada cão.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também:

Aprenda a fazer 4 aperitivos práticos e deliciosos na Air Fryer

Pratos Marrons da marca Duralex são vendidos por R$ 2 mil, veja como faturar com estas relíquias valiosas da cozinha brasileira

 

Tosa por raça é sinônimo de proteção

Pode parecer besteira para alguns tutores, mas as raças possuem especificidades que exigem um olhar profissional e atencioso do tosador. A tosa vai além da estética do cão, mas interfere principalmente na capacidade de proteção das áreas mais sensíveis.

- Publicidade -

Um bom exemplo são raças como husky siberiano e chow-chow, que não podem ser tosadas na máquina. Neles, devem ser utilizadas apenas tesouras, a técnica que ficou conhecida no Brasil como trimming.

 

“O tosador lida com a responsabilidade diária de proporcionar cuidado e bem-estar para aquele pet durante os próximos dias e até semanas após a tosa. É essencial que todo esse procedimento seja realizado dentro das necessidades e individualidades do cão, evitando cortes excessivos de pelos, exposições de áreas vulneráveis, remoção do subpelo que controla a temperatura corporal, entre outros pontos, sempre prezando pela valorização das características únicas de cada animal — que, no final, é o que faz cada um ser especial da sua maneira”, afirma Kaio Costa, tosador do Nouvet, um centro veterinário de nível hospitalar em São Paulo.

 

E os gatos?

A tosa para gatos não é tão comum quanto em cães, porém, em algumas situações específicas, ela pode ser indicada até por veterinários.

Mesmo que a rotina de cuidado com os felinos seja diferente dos cachorros, já que eles costumam se lamber mais, ainda assim algumas raças como angorá, ragdoll e maine coon podem necessitar de tosa, principalmente em períodos mais quentes do ano em que a escovação acaba não sendo o suficiente para aliviar os bichanos.

Mas vale lembrar que os felinos necessitam de profissionais tosadores especializados, já que a tosa higiênica básica é a mais recomendada nesses casos.

 

O limite da estética pet

A conscientização através da humanização dos pets mostra aos tutores ou futuros pais de pets que tanto cães quanto gatos são seres vivos que necessitam de amor, carinho e cuidados individualizados. Desejos extravagantes, que ultrapassam o limite da saúde e bem-estar do pet, é o que liga o alerta de muitos especialistas, inclusive no universo da estética.

 

“Os tutores são parte essencial em qualquer processo estético, clínico ou emocional que o pet experiencie. Isso reflete inclusive na rotina de cuidados, como a tosa, que deve ser um momento de aprofundar conhecimentos nas individualidades do seu bichinho”, ressalta Costa.

Sobre o Nouvet

Nouvet é um centro veterinário com nível hospitalar de excelência, localizado no tradicional bairro dos Jardins, em São Paulo. Com atendimento 24 horas, a clínica abrange diversas vertentes de acolhimento às necessidades dos pets, como veterinários especialistas, centro estético e day care.

Pensada para inovar e atingir o nível de excelência da medicina humana, o Nouvet conta com tecnologias de ponta para atender de forma premium o animal, acompanhado de seus respectivos tutores.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.