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Threads: vale a pena levar o negócio para a nova rede social do Instagram? Veja dicas de especialistas

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O Threads, a nova rede social da Meta, foi lançado no dia 5 de julho de 2023 e já está dando o que falar. Primeiro, pela sua óbvia similaridade com a rede vizinha, o Twitter, que hoje pertence a Elon Musk.

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Depois, pela questão de ser “mais uma rede social” entre as diversas que já consumimos todos os dias. Afinal, faz sentido o lançamento do threads? E, mais do que isso, vale a pena levar o seu negócio para a nova rede social do Instagram Meta?

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre essa nova rede social e explicar se faz sentido criar a sua conta e levar a sua marca/negócio/empresa para o Threads. Então, acompanhe!

Entenda mais sobre o Threads

threads

Primeiramente, vale um pouco mais de contexto. Como explicamos, o Threads é uma nova rede social, lançada no dia 5 de julho. Nas primeiras 24 horas, ela já havia atingido mais de 30 milhões de contas ativas. Sim, bastante gente.

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A plataforma, entretanto, ainda é jovem. Não possui funções específicas de publicidade, e ninguém sabe direito como funciona o algoritmo.

Uma das reclamações comuns dos primeiros dias é o fato de aparecer, no seu feed, pessoas que você não conhece ou não faz ideia de quem seja.

Mas e aí, fica a pergunta: será que o Threads é uma boa rede social para os negócios? É isso que veremos a seguir.

Vale a pena levar o negócio para o Threads? Confira as dicas de um especialista

Conforme dito acima, a plataforma ainda não tem nenhuma função específica no que diz respeito à publicidade ou qualquer tipo de transação financeira.

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Contudo, especialistas afirmam que pode ser sim um bom negócio criar um perfil para pequenas e médias empresas na nova rede.

De acordo com matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que entrevistou o professor de Comunicação e Publicidade da ESPM, Maurício Felício, neste caso o foco do perfil é a conexão com o seu público.

“A rede pode ser muito importante para um negócio, mesmo que não permita comprar propriamente. Se eu trabalho com decoração, o Pinterest é muito importante. O importante é analisar se ela pode repercutir a minha marca”, afirmou Maurício na entrevista.

Em outras palavras: por ser um ambiente mais informal, o Threads pode ser uma boa maneira de engajar sua audiência, especialmente um público mais jovem.

Não entre no Threads para vender, mas para criar conexões

Dessa forma, o Threads pode não ser o lugar ideal para divulgar uma oferta ou promoção, ou tentar vender um produto. É mais voltado para criar uma comunicação de marca, para desenvolver uma conexão com os seus futuros clientes.

É isso que fará com que essas pessoas, em algum momento, considerem saber mais sobre sua marca e, consequentemente, sobre o seu produto/serviço.

Muita gente, inclusive, já usa essa tática para o próprio Instagram. Cada vez mais vemos donos de marcas colocarem a cara nos stories e nos reels, criando conteúdo de topo de funil, ou seja, que não tem como objetivo central vender.

Em resumo: pessoas gostam de ver pessoas. No caso do Threads, embora o foco do Threads seja o texto, você pode adotar uma linguagem mais informal, humana e bem-humorada. Além de, quem sabe, compartilhar experiências com a audiência.

Seja qual for a sua estratégia, o Threads pode ser sim uma boa chance de impulsionar o seu negócio e conectar-se com o seu público de uma nova forma!

Pense na sua estratégia e seja fiel à sua marca

Contudo, a criação de um personagem para a marca, como é possível ver na rede social Twitter (temos como exemplo a Netflix e a Magalu), é um ponto a ser examinado. De acordo com Maurício Felício, na entrevista já citada, isso “só faz sentido se a marca vai passar a emitir posicionamentos que precisam de uma personalidade”.

“É necessário um propósito maior por trás. Caso contrário, o projeto dá errado e acaba confundindo o consumidor, que pode até mesmo pensar que ele está lidando com um perfil falso da marca”, afirma.

Além disso, a tática de interagir com marcas concorrentes de uma forma engraçada pode até funcionar para algumas empresas muito conhecidas, mas nem sempre é uma boa estratégica.

Obviamente, vale curtir e responder às threads de outros usuários. Essa ação irá aumentar o alcance do seu perfil, e trazer mais seguidores.

Porém, um negócio mais sério, no modelo B2B, deve ter cuidado para não associar o seu negócio com outro negócio sem querer.

A dica aqui é ter cautela e avaliar o que realmente faz sentido para você. Não entre em modinhas só por entrar. Seja original e honesto com o seu público.

Conclusão

Por fim, é possível perceber que existem sim muitos benefícios em abrir uma conta no Threads. Entretanto, assim como acontece em qualquer outra rede, existem cuidados necessários que uma empresa deve tomar.

É preciso, por exemplo, adaptar a linguagem e o tom de fala para o da rede social, para não errar o tom e soar forçado.

Além disso, é preciso ter em mente que o perfil da sua empresa não é o seu perfil pessoal. Comentários, curtidas e repostagens de outros perfis são associados à sua marca. Então, cuidado com o que você compartilha lá na nova rede, ok? 🙂

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