Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Saúde feminina: conheça os principais exames para prevenção da mulher

A saúde feminina pode ser preservada com esses seguintes exames

0

Saúde feminina: Conheça os principais exames de imagem para prevenção da mulher

- Publicidade -

Manter a atenção à saúde da mulher e os exames em dia faz a diferença no autocuidado: entenda quais são os principais exames preventivos e a qual idade é preciso realizá-los

 

Não é nenhuma novidade para as mulheres em geral: a melhor forma de evitar o agravamento de determinadas doenças é, sem dúvida, o diagnóstico precoce. Por essa razão, exames de imagem devem ser realizados de acordo com a orientação médica, respeitando as instruções, a frequência e a idade proposta pelos especialistas.
No caso das mães, essa atenção à saúde muitas vezes pode passar despercebida devido à rotina pesada, principalmente quando falamos sobre as moradoras de áreas remotas ou que dependem exclusivamente do sistema público de saúde. O autocuidado pode ser esquecido, o que prejudica os exames de rotina e, consequentemente, pode atrasar a análise de possíveis enfermidades.

A ultrassonografia, por exemplo, é um exame amplamente utilizado na saúde feminina em todo o Brasil, principalmente por ser mais acessível. Como check-up, ele pode identificar facilmente inúmeras alterações no corpo da mulher, desde tumores até cistos simples.

Para o Dr Augusto Romão, médico radiologista e CEO da One Laudos, os exames de imagem precisam fazer parte da rotina feminina, principalmente a partir de 40 anos. “Em geral, é ideal mantenham os exames em dia, a fim de evitar o agravamento de inúmeras doenças. Porém, a partir dos 40 anos que as mulheres podem estar mais vulneráveis para algumas situações. Com os exames em dia, qualquer possível doença será descoberta e tratada o mais rápido possível, possibilitando uma chance de remissão ou reversão do quadro”, explica o especialista.

- Publicidade -

Para ajudar a entender a importância dos principais exames de imagem indicados no cuidado da mulher, o médico radiologista e CEO da One Laudos elenca alguns dos principais a serem realizados ao longo da vida. Veja quais são:

 

Ultrassom Transvaginal

O ultrassom transvaginal analisa internamente o aparelho reprodutor feminino, mostrando o funcionamento dos órgãos internos na região, que vão desde o canal vaginal até útero e ovários.

“A ultrassonografia transvaginal pode identificar problemas nestes órgãos, como cistos, além de irregularidades na gestação. Também costuma ser utilizado para tirar dúvidas sobre irregularidades que surgirem em outras exames ou, até mesmo, na análise clínica do médico”, afirma o Dr. Augusto Romão.

As imagens de um ultrassom são acompanhadas em tempo real pelo médico radiologista, guiando-o durante o procedimento. Desta forma, muitas vezes será possível traçar um diagnóstico imediatamente.

 

- Publicidade -

Mamografia

A mamografia é o exame de imagem mais importante para identificar o câncer de mama, mesmo quando o tumor ainda está em fase inicial e antes de sintomas claros, como a liberação de líquido pelo mamilo ou a dor nos seios. Feita por meio de um aparelho que comprime as mamas chamado mamógrafo, pode ser dolorosa, mas é essencial a partir dos 40 anos.
“O procedimento é capaz de reconhecer alterações nos tecidos da mama logo no início do câncer”, explica o médico radiologista e CEO da One Laudos.

Por ser um exame dolorido e que muitas vezes causa medo nas mulheres, a One Laudos personalizou as salas de mamografia em suas unidades, tornando-a mais acolhedora, com luzes LED cor de rosa, frases motivacionais e musicoterapia, a fim de confortar e relaxar as pacientes durante o exame.

 

Densitometria óssea

A densitometria óssea (DMO) também é um exame de imagem. Identifica precocemente os possíveis sinais de perda de espessura óssea e mineral, desde o primeiro estágio. Assemelha-se muito ao um raio-X, por exemplo.
“A DMO é um exame indolor, utilizado para avaliar se a paciente tem osteoporose ou predisposição a ela, uma condição chamada de osteopenia. A osteoporose é perigosa principalmente no caso de pacientes com idade avançada, pois aumenta o risco de fraturas, que podem ser perigosas”, afirma o Dr. Romão.

A paciente, deitada no densitômetro, posicionando o corpo conforme as solicitações, alinhando a pelve à coluna. O aparelho emite radiação para captar e digitalizar a imagem, calculando a densidade dos ossos.

“Toda mulher a partir dos 65 anos deve realizar a densitometria óssea. Porém, em determinados casos, como fatores de risco para fraturas ou doenças autoimunes relacionadas que podem estar associadas ao desenvolvimento da osteoporose precoce, como a doença celíaca, por exemplo, a DMO pode ser recomendada mais cedo”, alerta o médico radiologista.

 

Ultrassom de tireoide e abdômen

 

O ultrassom é útil para obter boas imagens de diversas partes do corpo. Para a saúde da mulher, o exame comumente é recomendado para visualizar possíveis irregularidades no abdômen e na tireoide, glândula localizada no pescoço, responsável por hormônios que controlam o metabolismo.
“Alguns problemas que afetam a tireoide são mais comuns em mulheres. Além disto, a partir dos 40 anos o risco de câncer no intestino pode aumentar. A realização de um ultrassom de abdômen no tempo correto pode auxiliar na prevenção e a identificar a necessidade de um tratamento”, pontua o CEO da One Laudos.

Os ultrassons de tireoide e de abdômen podem detectar doenças ou lesões escondidas nestas áreas.

 

Talvez você goste de ler também:

7 Alimentos que te ajudam a comer menos no inverno – você vai se surpreender!

Desafie seu QI: 10 filmes incríveis para explodir a mente!

 

Sobre a One Laudos:

A One Laudos, uma empresa moderna e phygital, atua na entrega de projetos e soluções customizadas e completas em radiologia, tanto no setor público, quanto no privado. Composta por médicos e gestores, disponibiliza desde laudos em telerradiologia, até a implementação e a gestão completa de unidades radiológicas, mesclando atividades presenciais e à distância, em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico.

Presente em 65 unidades espalhadas pelo país e operando em 20 Estados, conta com mais de 300 médicos radiologistas subespecializados em cardiologia, medicina interna, musculoesquelético, mamografia e neurologia, além de equipe médica nas especialidades de cardiologia, gastroenterologia (endoscopia e colonoscopia), ultrassonografia e neurologia. Com uma equipe referenciada, a One Laudos possui duas avançadas centrais de telerradiologia, em São Paulo e em Fortaleza, que trabalham 24 horas por dia, realizando laudos para casos emergenciais e de rotina nas unidades parceiras em que atua.

Por mês, realiza mais de 100 mil laudos e 150 mil exames. Uma empresa nova, com mais de 5 anos de vida, a empresa começou com 5 clientes; atualmente, são mais de 110.

A equipe conta com mais de 300 médicos e está disponível 24 horas por dia realizando laudos para exames de rotina e emergência.  São realizados de forma presencial com equipe técnica e médica (quando necessário) exames de raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, mapa, holter, colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.

A central de telerradiologia conta com infraestrutura e tecnologia de ponta que elaboram laudos radiológicos de alta qualidade e com rapidez. Em 2018 a One Laudos adquiriu, ainda, a certificação ISO9001.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.