Buscas por Ozempic e medicamentos com semaglutida cresceu 91% agora em 2023 no Brasil
No primeiro semestre de 2023 o medicamento Ozempic e derivados com semaglutida deram um boom por buscas, mesmo com os alertas de efeitos colaterais, segundo maior marketplace de farmácias do Brasil
Buscas por medicamentos com semaglutida no princípio ativo cresceram 91% no primeiro semestre de 2023
Apesar de alertas sobre efeitos colaterais, plataforma Consulta Remédios vem identificando aumento na busca por remédios como Ozempic
Apesar dos alertas de médicos e até mesmo de vídeos que viralizaram nas redes sociais sobre possíveis efeitos colaterais do Ozempic, medicamento utilizado no tratamento de diabetes do tipo 2 e que tem a semaglutida como princípio ativo, a busca pelo remédio vem aumentando. É o que diz a plataforma Consulta Remédios (CR), maior marketplace de farmácias do Brasil e que possui uma média de 1 milhão de visitas diárias.
Remédios com o princípio ativo, como é o caso do Ozempic, ganharam popularidade após a promessa de emagrecimento e muitas farmácias já vêm registrando falta do medicamento. Em diversos cenários levantados, a CR identificou um aumento expressivo. No primeiro semestre de 2023, se comparado com o último semestre de 2022, as buscas chegaram a apresentar um crescimento de 91%.
Talvez você goste de ler também:
2 Receitas Exclusivas do MasterChef para você: Salmão ao molho de laranja e gengibre + Gaspacho
5 dicas para manter a saúde bucal e melhorar a sua autoestima – Este é o Julho Neon!
Com baixas temperaturas os veículos precisam de CUIDADOS ESPECIAIS, entenda
Buscas por Ozempic e medicamentos com semaglutida cresceu 91%
“A gente percebe que o comportamento das pessoas também segue uma tendência muito relacionada às redes sociais, por exemplo. Após as trends que divulgaram efeitos do remédio, como ‘rosto Ozempic’ no início deste ano, a busca pelo medicamento apresentou uma queda de 30%. No entanto, de forma geral, ainda é possível observar que as pessoas vêm sim procurando o medicamento mais que o normal, e algumas farmácias até registram falta do medicamento”, explicou Rafaela Sarturi Sitiniki, farmacêutica responsável pela plataforma Consulta Remédios.
O aumento de 40% na busca de termos como “rosto Ozempic” e “bumbum Ozempic” registrado pela plataforma Google Trends é resultado dos relatos feitos por pessoas que perderam peso ao usar medicações à base de semaglutida, ocasionando flacidez em diversas partes do corpo. Além desse efeito colateral, outros também foram relatados, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, entre outros.
Disponibilizado em formato de caneta de aplicação semanal em variadas dosagens, o uso do Ozempic para emagrecimento ainda não é liberado no Brasil. No mês de março, inclusive, a Associação Brasileira para o estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) divulgaram um documento alertando sobre o uso indiscriminado e os riscos a que as pessoas podem estar sujeitas.
“Todo medicamento pode apresentar efeitos colaterais e o uso sem acompanhamento médico é sempre um risco. No caso dos medicamentos com semaglutida, ainda existe o risco de uma busca exagerada causar problemas para as pessoas que precisam do medicamento para controlar a diabetes do tipo 2”, alerta a farmacêutica.
Variação de preço
Além do aumento de buscas, a plataforma ainda encontra variação de preços. Na opção do Ozempic com dosagem 0,25 e 0,5 mg, por exemplo, a variação chega a quase 20%. Já o medicamento Rybelsus, que também possui a semaglutida em seu princípio ativo e é ofertado na forma de comprimidos a variação é ainda maior, chegando a 70%. “A opção de comprimido é mais recente, e isso vem trazendo novas possibilidades para os usuários e isso acaba impactando também na busca”, finaliza Rafaela.
Sobre Consulta Remédios |
Consulta Remédios é o maior marketplace do varejo farmacêutico no Brasil com uma média de 1 milhão de cliques diários cadastrados, o que a torna líder em resultados orgânicos relacionados a medicamentos e saúde. São mais de 2 mil farmácias cadastradas.
A plataforma ainda pode ser indicada pelo profissional para que seu paciente tenha acesso à bula e ao preço, e saiba onde comprar um medicamento prescrito. Uma simples busca na Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar até 90% na hora da compra.
Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.