Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UMA BOA IDENTIDADE VISUAL

0

Criar uma identidade visual definitivamente não é uma tarefa fácil. Ainda mais que o seu projeto deve conter uma metodologia ou processo de criação bem definido. À princípio portanto, vamos verificar algumas coisas que não podem faltar em uma boa marca.

- Publicidade -

Talvez você também goste de ler:

MARCA: Confira o que deve conter em um Manual de Identidade Visual (MIV)

 

Você sabe a diferença entre marca, identidade visual e logo?

15 manuais de identidade da marca para inspirar você

O que não pode faltar em uma boa identidade visual

- Publicidade -

1. Estratégia e Pesquisa

Acima de tudo, criar um projeto de identidade visual sem pesquisa e estratégia pode ser um “tiro no pé”, uma vez que o projeto deve ser bonito visualmente mas também, precisa ser funcional.

Principais itens da etapa de pesquisa:

a) DNA da Marca

  • O que a identidade deve transmitir?
  • Qual será sua personalidade?
  • Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?

- Publicidade -

b) Análise de Concorrentes

  • Como os concorrentes se posicionam?
  • Pontos fortes e fracos

c) Mapa Mental

  • Público-alvo
  • Estratégia
  • Pontos de contato
  • Serviços
  • Posicionamento
  • Identidade

2. Tipografia

Primordialmente é sempre interessante definir a tipografia principal, que será utilizada no logotipo, e a complementar, com diversos pesos de fonte, utilizada em textos, papelaria, digital entre outras aplicações.

3. Símbolo

Antes de mais nada, não é obrigatório que o logotipo tenha um símbolo, uma vez que os logos podem ser puramente feitos de tipografia. Mas vale ressaltar que eles agregam valor para uma identidade.

4. Paleta de Cores

Todavia não existe regras, mas indica-se trabalhar com um mínimo e máximo de cores, sempre buscando construir um bom contraste. Todavia, vale lembrar que quanto mais cores você tiver em um projeto, mais difícil de trabalhar se torna.

5. Elementos Adicionais

Nesse sentido, solte a sua criatividade e busque usar elementos gráficos adicionais como pattern, grafismos, fotografias, formas abstratas entre outros. Ou seja, busque sempre coerência com a identidade criada.

6. Consistência

Acima de tudo, depois de definir a sua identidade visual, replique incansavelmente e deixe sua marca cada vez mais forte. Definitivamente por último, utilize as cores de uma marca, tipografia, diagramação e hierarquia visual do projeto por exemplo.

Em conclusão, todos elementos acima enriquecem a criação de uma identidade visual. Dessa forma, salve e compartilhe com os seus colegas esse conteúdo para auxiliar nos seus projetos de marca.

Então, o que você achou desse artigo sobre identidade visual? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.