Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Mercado vegetariano e vegano é um dos que mais cresce hoje no mundo em 2023, confira

Bora entender um pouco mais sobre o mercado vegano e vegetariano que demonstra cada vez mais conquistar clientes

0

Mercado vegetariano e vegano é um dos que mais cresce hoje no mundo

- Publicidade -

Entre as marcas que se destacam no nicho está a Tasty Salad Shop, franquia curitibana de alimentos saudáveis

Um dos nichos de mercado que mais cresce hoje no setor alimentício é o de veganos e vegetarianos. A última pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, mostrou que 14% da população brasileira se declara vegetariana, um aumento de 75% em relação à pesquisa de 2012. Outro número indica que 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne por vontade própria pelo menos uma vez por semana.

Talvez você goste de ler também:

URGENTE: saiba onde assistir a Copa do Brasil 2023 HOJE

- Publicidade -

Meias de compressão fazem bem para a saúde? Descubra 5 benefícios em usá-las

Kurt Cobain ressurge e canta Foo Fighters com ajuda da inteligência artificial, ESCUTE AQUI 2 músicas!

“Entendemos que a conscientização e a decisão por deixar de consumir produtos de origem animal é um processo lento, que enfrenta hábitos e fatores culturais. Mas percebemos que muitas pessoas têm diminuído o consumo de carne nas refeições principais”, diz Patricia Lion, cofundadora da Tasty Salad Shop, franquia curitibana de alimentos saudáveis. De acordo com o The Good Food Institute, 59% dos brasileiros já buscam alternativas vegetais aos produtos de origem animal.

 

Dados da Euromonitor International, maior fornecedora independente de pesquisa de mercado estratégico do mundo, estimam que o faturamento de produtos vegetarianos e veganos chegue a US$ 51 bilhões. Essa movimentação ocorre ainda com mais força quando se fala de empresas de menor porte, que buscam cada vez mais atender esse nicho de forma específica e personalizada.

Azik Hummus Bowl [Mariana Petrin]

- Publicidade -

A Tasty Salad Shop é uma dessas empresas que olham para o futuro. A cada novo cardápio formulado, a marca se preocupa em incluir opções veganas e vegetarianas, visando cada vez mais atender o mercado em crescimento. “Hoje, uma parte significativa dos clientes que nos procuram com o intuito de ter uma refeição saudável também buscam opções sem carne. Pensando em atender esse público, nos preocupamos em desenvolver opções veganas e vegetarianas a cada atualização de menu, buscando variar as fontes de proteínas e agradar a todos”, comenta.

Atualmente, a rede conta com seis opções vegetarianas, como o Azik Hummus Bowl, que leva falafel, quinoa, couve kale, acelga, coalhada seca, pink hummus, azeitona, abobrinha, cebola assada, gergelim e azeite de oliva, e cinco veganos, com destaque para a Moqueca da Terra, preparada com palmito, banana-da-terra, quinoa, pimentões assados, cebola assada e farofa de amêndoa.

Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

A diferença entre vegetariano e vegano está relacionada principalmente com os alimentos que cada um consome em suas dietas e, em alguns casos, com as escolhas de estilo de vida que fazem. Vejamos as principais diferenças:

  1. Vegetariano:

  • Os vegetarianos evitam consumir carne de animais, seja de aves, peixes, bovinos, suínos ou outros animais.
  • No entanto, alguns vegetarianos consomem produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. Existem diferentes categorias de vegetarianismo: a) Ovolactovegetarianos: consomem ovos, laticínios e vegetais. b) Lactovegetarianos: consomem laticínios e vegetais, mas não ovos. c) Ovovegetarianos: consomem ovos e vegetais, mas não laticínios.
  • O foco do vegetarianismo é principalmente evitar a carne, mas pode haver variações em relação aos produtos de origem animal que são consumidos.
  1. Vegano:

  • Os veganos evitam qualquer alimento ou produto de origem animal, incluindo carne, ovos, laticínios, mel e outros ingredientes de origem animal.
  • Além da alimentação, o veganismo é uma filosofia de vida que busca evitar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas, incluindo vestuário, cosméticos e outras áreas do cotidiano.
  • Os veganos optam por alternativas de origem vegetal, como leite de amêndoas, leite de soja, leite de coco e outros substitutos para produtos de origem animal.

Considerações finais

Em resumo, os vegetarianos evitam carne, mas podem consumir alguns produtos de origem animal, como ovos e laticínios, enquanto os veganos evitam completamente qualquer alimento ou produto que provenha de animais, optando apenas por produtos de origem vegetal.

O veganismo é mais abrangente, representando uma escolha ética e de estilo de vida que busca reduzir o impacto negativo sobre os animais e o meio ambiente.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.