Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Copa do Mundo Feminina reforça 4 benefícios do esporte para crianças

A Copa do Mundo Feminina traz uma série de benefícios para o desenvolvimento de crianças

0

Copa do Mundo Feminina reforça 4 benefícios do esporte para crianças

- Publicidade -

Com a Copa do Mundo de futebol feminino acontecendo até 20 de agosto, o calendário mundial esportivo oportuniza mais uma chance de lembrarmos sobre os benefícios da inclusão do esporte no desenvolvimento infantil.

A Copa do Mundo invadiu novamente nossa rotina, impactando, inclusive, o horário de funcionamento de serviços como de instituições públicas e bancos. Mas muito mais que uma data no calendário e de ser uma atração midiática, a ocasião representa mais uma oportunidade de ressaltarmos seus benefícios ao desenvolvimento e estimularmos sua inclusão na rotina de crianças e adolescentes. Entre seus impactos estão aqueles relacionados ao estímulo de habilidades socioemocionais, como observa a Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales. A especialista detalha essa contribuição por meio de quatro áreas:

Talvez você goste de ler também:

CUIDADO: evite comprar esses 3 carros em 2023 e fuja de dor de cabeça!

- Publicidade -

Revelado o incrível salário de Margot Robbie para o filme Barbie, você não vai acreditar!!!

URGENTE: saiba onde assistir a Copa do Brasil 2023 HOJE

O esporte e o desenvolvimento socioemocional

Tanto as disputas esportivas quanto a prática de esportes têm um reconhecido potencial para desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pois exercitam o trabalho em grupo, a ética no relacionamento com os pares, a empatia e a capacidade de lidar com frustrações.

Na prática do esporte, o desenvolvimento de todas essas habilidades fica ainda mais evidente. E a elas é acrescentado o desenvolvimento de outras habilidades como respeito, persistência, colaboração, planejamento para atingir objetivos, autoestima e autoconfiança.

- Publicidade -

O esporte e o desenvolvimento cognitivo

A ampliação dos estudos acadêmicos na área da prática esportiva revela que, além das habilidades socioemocionais, os esportes contribuem também para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. Dois aspectos marcadamente afetados de forma positiva pela prática de esportes são a atenção e a memória. Além disso, o favorecimento do desenvolvimento motor da criança na primeira infância é determinante para facilitar o processo de alfabetização. A coordenação motora bem desenvolvida será fundamental para a aquisição da escrita. Por todos esses benefícios, a prática de esportes e de atividades físicas adequadas à idade de cada criança e jovem deve ser uma meta de toda boa escola.

Esporte, saúde e bem-estar

Outro fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos e alunas com a prática de esportes e de atividades físicas é a aquisição de um estilo de vida mais equilibrado e saudável. A prática de atividades físicas em geral e de esportes de competição estimula as crianças e jovens a conhecer e compreender as mudanças e limites do próprio corpo. O esporte também ajuda a diminuir o estresse e as pressões do dia a dia, além de atuar na prevenção a doenças respiratórias e doenças crônicas como diabete, hipertensão arterial e colesterol alto.

 

Alimentação com qualidade

Como uma coisa leva a outra, a prática constante de esportes e atividades físicas na escola leva a uma alimentação de melhor qualidade. Uma rotina que exige um gasto maior de energia, também nos leva a buscar pela reposição de nutrientes e vitaminas. E pressupõe a ingestão e o equilíbrio entre diferentes grupos alimentares. Do colorido das frutas e verduras às quantidades complementares de proteínas e carboidratos. Uma alimentação adequada a cada idade e fase de desenvolvimento não só contribui para a satisfação geral de uma pessoa, influencia no humor e melhora a performance da prática esportiva.

Quando aplicado de maneira assertiva, um programa de práticas esportivas na escola leva ao aprimoramento do bem-estar pessoal e coletivo. Especialmente se vier acompanhado pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que permitam à criança ou ao jovem entender que ele sempre vencerá se estiver se divertindo com a prática – e que não é a vitória que garante a diversão.

Sobre a Mind Lab

A Mind Lab tem a missão de desenvolver habilidades incluindo uma abordagem socioemocional no dia a dia das escolas para formar pessoas mais felizes, bem-sucedidas e que saibam viver em harmonia.

A empresa atua junto a redes públicas de dez estados brasileiros, entre eles estão em municípios como Florianópolis e São José em Santa Catarina.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.