Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

ERRO GRAVE do McDonald´s no Brasil faz empresa do Arco Dourados ir a justiça e pagar milhões. Entenda

McDonald's vai ter que pagar multa milionária no Brasil, veja tudo sobre o caso

0

Grandes empresas de fast food (comidas preparadas e servidas em pouco tempo), como o McDonald’s, são extremamente populares em todo o mundo, inclusive no Brasil. Contudo, regularmente é possível ver essas empresas nos noticiários, seja em polêmicas em relação à comida, seja em relação às suas políticas trabalhistas.

- Publicidade -

É o caso da rede Arcos Dourados, maior franqueadora do McDonald’s no Brasil, que recentemente se envolveu em um problema grave após uma decisão da Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.

Acontece que a rede foi acusada de colocar adolescentes na operação de equipamentos como chapas e fritadeiras, o que é extremamente proibido aqui no Brasil.

Então, para saber mais sobre essa notícia e qual foi a punição do McDonald’s, confira o texto a seguir.

McDonald’s: rede Arcos Dourados deve pagar milhões de indenização na Justiça

ERRO GRAVE do McDonald´s no Brasil faz empresa do Arco Dourados ir a justiça e pagar milhões. Entenda
Foto: Samuel Figueroa/Pexels

- Publicidade -

Assim, segundo matérias veiculadas por todo o país, o Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da rede Arcos Dourados por cometer a infração que já mencionamos. Vale explicar que, além de proibida, a prática se configura crime no Brasil. Portanto, a rede está mesmo em maus lençóis.

Além da indenização original, a justiça decidiu acolher um pedido do Ministério Público do Trabalho, restabelecendo a decisão de primeiro grau e quadruplicando o valor que seria pago pela rede de fast-food.

Dessa forma, agora a rede Arcos Dourados no Brasil deverá arcar com uma multa em um valor total de R$ 2 milhões.

O valor é referente à uma ação por danos morais coletivos, e foi movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, que representa os trabalhadores do setor de fast food no Brasil.

Agora, a empresa tem a obrigação de cumprir a ordem do TST e fazer o pagamento em até 15 dias após a publicação do acordo, que ocorreu no último dia 30 de agosto. Ou seja, o prazo está quase no fim.

- Publicidade -

Por fim, se a rede Arcos Dourados do McDonald’s decidir não resolver o problema, a multa adicional será no valor de R$ 1 mil por dia e por estabelecimento.

Por que essa atividade é crime no Brasil?

A proibição da operação de chapas e fritadeiras por adolescentes no Brasil é uma medida cautelar, que visa impedir que os jovens estejam expostos a riscos à saúde. Dessa forma, qualquer tipo de empresa fica proibida de colocar adolescentes na execução dessas atividades.

Vale dizer que, no caso do McDonald’s, a decisão da justiça ainda pode ser alterada, uma vez que ainda cabe recurso da decisão. Com isso, é bem provável que os advogados da rede Arcos Dourados tentem reverter a decisão ou, ao menos, ganhar mais tempo para o pagamento das multas.

A comprovação da irregularidade foi realizada após um visita de um juiz de uma vara de Curitiba, que decidiu comparecer aos estabelecimentos após denúncias da atividade ilegal.

Nem o McDonald’s nem a rede Arcos Dourados se manifestaram até o momento sobre o assunto.

Sobre o McDonald’s Brasil

O McDonald’s Brasil é uma das maiores e mais reconhecidas redes de fast-food do país. Fundada em 1979, a empresa rapidamente conquistou o paladar dos brasileiros, tornando-se uma parte essencial da cultura de alimentação rápida no país. Com uma presença marcante em praticamente todas as cidades brasileiras, o McDonald’s Brasil oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo hambúrgueres icônicos como o Big Mac, o Quarterão, além de opções de café da manhã, sobremesas e lanches.

Além de sua oferta de alimentos, o McDonald’s Brasil também se destaca por seu compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade. A empresa está envolvida em várias iniciativas para reduzir seu impacto ambiental, como a reciclagem de embalagens, programas de economia de energia e água, bem como apoio a instituições de caridade locais. Com um histórico de décadas de sucesso no Brasil, o McDonald’s continua sendo uma escolha popular para refeições rápidas e saborosas em todo o país.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.