Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Emagrecimento: Você sabe o que é o efeito platô? entenda o que é e como fazer a balança diminuir peso

Bora entender o que é o efeito platô e como fazer a balança diminuir para você

0

Efeito platô: o que é e o que fazer quando a balança não sai do lugar

- Publicidade -

VigilantesdoPeso traz dicas valiosas para ajudar a quebrar barreiras e conquistar seus objetivos de perda de peso

Em uma jornada de emagrecimento saudável é comum as pessoas que se depararem com alguns obstáculos, aparentemente, difíceis de serem superados. O chamado efeito platô é um dos mais comuns. O termo se refere a quando a balança parece não sair do lugar, mesmo com esforços contínuos. Embora essa fase possa ser frustrante e desanimadora, para lidar com ele, é preciso compreender o que ele é exatamente e saber o que fazer para superar esse desafio e alcançar seus objetivos.

Talvez você goste de ler também:

Adoçante da Coca-Cola Zero pode causar câncer, segundo OMS

- Publicidade -

Dicas de Saúde: Risco de infarto aumenta no frio do inverno em até 30%

As 8 melhores carnes para fazer um delicioso bife

O que é o efeito platô?

O efeito platô é um fenômeno que ocorre quando a perda de peso estagna após um período de progresso constante. Isso acontece porque o corpo se adapta às mudanças impostas por uma dieta ou programa de exercícios, tornando-se mais eficiente na queima de calorias. Essa adaptação pode levar a uma desaceleração no metabolismo, dificultando a perda de peso adicional, mesmo que você esteja seguindo à risca sua reeducação alimentar e até mesmo praticando exercícios físicos regulares.

“O corpo humano possui memória. Para entender como funciona, podemos comparar o processo de emagrecimento com aprender a andar de bicicleta: no começo, você precisa se esforçar, mas depois se torna instintivo, pois seu corpo já memorizou. Ao passar muito tempo com o mesmo peso, seu corpo grava isso na memória, criando um “peso ideal” para o qual ele sempre vai querer voltar. Daí a dificuldade de manter as novas medidas”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

- Publicidade -

Para aqueles que estão enfrentando essa situação um tanto quanto desafiadora, o programa VigilantesdoPeso, que há seis décadas inspira a adoção de hábitos saudáveis, separou algumas dicas e estratégias valiosas para ajudar a superar essa fase. Confira!

Reavalie a alimentação: É importante analisar o que está sendo consumido e fazer ajustes na dieta. Isso pode incluir a redução da ingestão de calorias, o aumento da variedade de alimentos consumidos e a adoção de escolhas mais saudáveis, como alimentos ricos em nutrientes e fibras.

Altere a rotina de exercícios: Caso o corpo se acostume com uma determinada sequência, pode levar ao efeito platô. Experimente diferentes tipos de atividades físicas, intensidades e períodos de treinamento. Isso ajuda a quebrar essa estagnação e impulsionar a perda de peso.

Controle o estresse: Ele tem potencial para afetar negativamente os esforços de perda de peso. Encontrar maneiras de lidar com este vilão, como praticar técnicas de relaxamento, meditação ou atividades prazerosas, é fundamental para superar o efeito platô.

Aposte na qualidade do sono: A falta de sono adequado pode influenciar negativamente os níveis de energia e o metabolismo, afetando os resultados da perda de peso. É importante garantir qualidade e quantidade suficiente para promover o bem-estar geral.

Busque apoio: Participar de grupos que ofereçam apoio, como o VigilantesdoPeso, pode ser benéfico para compartilhar experiências, obter motivação e receber orientação de profissionais qualificados.

Considerações finais

É essencial lembrar que o efeito platô é uma parte normal do processo de perda de peso e não deve ser motivo para desistir. Com paciência, persistência e a adoção das estratégias corretas, é possível superar esse obstáculo e continuar avançando em direção aos objetivos de saúde e bem-estar.

 

Sobre a VigilantesdoPeso

A VigilantesdoPeso é a subsidiária brasileira da WeightWatchers, empresa de tecnologia líder mundial em controle de peso. Sua missão é inspirar a adoção de hábitos saudáveis que levam a perda de peso e, com isso, já beneficiou milhões de usuários em todo o mundo.

Seu Programa é completo e embasado na ciência da nutrição e comportamento, seus usuários dispõem de avançadas ferramentas, coaches especializadas e uma comunidade unida, que faz com que o processo seja saudável e sustentável.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.