Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Adoçante da Coca-Cola Zero pode causar câncer, segundo OMS

CUIDADO: Coca-Cola Zero pode causar câncer. OMS deve divulgar documentos sobre essa situação agora em julho

0

Como assim que a Coca-Cola Zero pode causar câncer?

- Publicidade -

Segundo estudos recentes, o aspartame (adoçante não calórico) dos refrigerantes zero e light podem ser declarados como cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Bora entender melhor toda essa situação.

Talvez você goste de ler também:

Dicas de Saúde: Risco de infarto aumenta no frio do inverno em até 30%

- Publicidade -

7 sinais que ele está te traindo

Adoçante da Coca-Cola Zero pode causar câncer, segundo OMS

A Coca-Cola está na mira da OMS, mais especificamente ao adoçante artificial utilizado na Coca-Cola Zero pode ser 1 ingrediente cancerígeno.

De acordo com cientistas e especialistas, o ingrediente pode causar risco à saúde dos consumidores. Além da Coca-Cola Zero outros produtos também utilizam tal aspartame na composição.

O que os cientistas apontam?

Segundo as classificações do IARC (Centro Internacional de Pesquisas sobre Câncer) e outros comitês sobre aditivos alimentares relacionados à OMS, FAO das Nações Unidas para assuntos de Alimentação e Agricultura, a composição dos refrigerantes dietéticos da marca possuem gradações como possível substância cancerígena.

- Publicidade -

É interessante lembrar que desde 1981, especialistas da OMS e da FAO sinalizaram perigo sobre consumo dos produtos com adoçante dentro de limites e quantidades pré-determinados. Vale dizer que o aspartame vem sendo utilizado em larga escala pela indústria desde o início da década de 1980.

Ao que tudo indica, documentos ainda confidenciais serão divulgados até a próxima quinzena de julho, no site da OMS e em revistas científicas como The Lancet Oncology.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), até o momento não existe uma conclusão sobre a segurança do aspartame, mas está nas pautas constantes de trabalho e vigilância.

Adoçante nos refrigerantes zero

O adoçante e o aspartame são frequentemente utilizados em refrigerantes de zero caloria como substitutos do açúcar. O adoçante é uma substância que possui um sabor doce, mas com um teor calórico muito baixo ou até mesmo zero. O aspartame é um tipo específico de adoçante artificial que é altamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas.

Ele tem um poder adoçante cerca de 200 vezes maior que o açúcar, permitindo que seja utilizado em pequenas quantidades para adoçar os refrigerantes sem adicionar calorias significativas. No entanto, é importante destacar que o consumo excessivo de aspartame pode ter efeitos adversos para algumas pessoas, como dores de cabeça ou distúrbios gastrointestinais. Portanto, é recomendado consumir com moderação e estar ciente das possíveis reações individuais.

Ingredientes da Coca-Cola Zero

Na página oficial da marca Coca-Cola Brasil a descrição técnica da bebida diz: “não contém açucar, mas edulcorantes que fornecem sabor doce”. Segundo a empresa, 200 ml do produto não tem calorias e nenhuma adição de açúcar.

O fabricante destaca que os adoçantes não calóricos são substitutos do tradicional açúcar, utilizado no lugar da sacarose. A empresa ainda ressalta que os ingredientes utilizados são devidamente testados e aprovados por diversos órgãos, incluindo a OMS.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.