8 passos para escrever a COPY perfeita
Você sabe escrever uma copy (copywrite) perfeita? A copy é aquela antiga carta de vendas, com argumento de venda bem elaborados.
Antes de tudo vale a pena conceituar que COPY são técnicas de escrita de vendas que existem desde o século passado e hoje muito aplicadas no digital.
Bora ver esses 8 passos para escrever a copy perfeita e vender mais, seja pela internet ou onde você quiser!
Talvez você goste de ler também:
Como definir o seu propósito de vida ou carreira
Vale a pena fazer universidade ainda?
Assista aqui nosso bate-papo sobre COPY no insta 😉
https://www.instagram.com/tv/CQJ4e-4De-o/?utm_source=ig_web_copy_link
1. Entender o problema da persona
Em primeiro lugar, mais do que entender do produto ou serviço que você quer vender, você deve conhecer as personas com quem vai lidar, ou seja, os públicos e suas principais dores.
Saber identificar e questionar essas personas pode ajudar e entendê-los melhor: O que aflige eles? o que atrapalha a vida deles? São homens ou mulheres? Qual estilo de vida deles?
Em suma, pense como a persona, entenda as suas dores e foque na solução.
2. Despertar emoção
Primordialmente após entender as personas o próximo passo é saber conectar com elas. Mas como criar uma conexão? Mostrando fragilidade, compartilhando das mesmas dificuldades que elas vivem, dividir as suas crenças, medos e até como você deu a volta por cima!
3. Falar do produto ou serviço no momento certo
De antemão vale destacar que a grande maioria das pessoas e empresas atropelam as coisas por falta de empatia. A princípio somos bombardeados de informações e ofertas diariamente e talvez um caminho alternativo seja ajudar as pessoas a superarem barreiras e obstáculos que elas estejam vivendo. Logo, antes de qualquer coisa você deve buscar conexão com as pessoas.
Não venda nada logo de cara, apenas fique aberto a entender os outros.
4. Chamar a atenção do leitor
Todavia uma das coisas mais valiosas hoje em dia é ter a atenção das pessoas em meio ao bombardeio diário que as redes sociais e propagandas que nelas circulam.
O importante aqui muitas vezes é ser útil e fazer com que as pessoas voltem ao seu canal. Se você conseguir despertar esse sentimento de ser necessário para os outros você estará no caminho certo.
5. Conhecer a sua persona
A lógica das vendas mudou muito de uns tempos para cá, principalmente pela tecnologia e a necessidade de conhecermos as nossas personas.
Foi-se o tempo de que falar para todo mundo do mesmo jeito dava resultado. A persona é um personagem real e ou fictício capaz de representar um cliente ideal.
Adaptar sua copy para um tipo específico de persona potencializa as suas chances de conversão.
6. Usar verbos de ação
Você deve indicar a sua persona que atitude ele ou ela deva tomar, logo todas as suas chamadas devem sugerir alguma ação como: baixe aqui, faça o download ou acesse aqui.
Dessa forma, a escolha da CTA (chamada para ação) é uma das mais valiosas habilidades que todo profissional copywriter deve ter.
7. Usar números e pesquisas
As pessoas tendem matematicamente a confiar mais em números e dados de pesquisa do que simples ideias jogadas ao vento.
Para você ter uma ideia, um estudo da Ecommerce Brasil afirma que marketing de conteúdo gera 2,6 vezes mais visitas e 3,7 mais leads.
Pense com carinho em fundamentar melhor os seus argumentos.
8. Usar gatilhos mentais
Para obter conversões rápidas, utilize os gatilhos mentais para potencializar as suas conversões.
Em síntese, os gatilhos servem para agilizar o convencimento de seus prospects.
Bora aprofundar mais os seus conhecimentos sobre gatilhos mentais aqui
Então, o que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!