Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

5 dicas para criar limites no home office

1

Home Office não é nenhuma novidade, eu sei. Há tempos as pessoas começaram a trabalhar de casa, ou empresas passaram a contratar profissionais para trabalho remoto. Mas, em 2020 o número de pessoas e empresas que aderiram a esse estilo de trabalho deu um salto gigantesco. Diante de tudo isso, a saúde emocional, bem como o desempenho das pessoas pode ficar comprometido. É comum vermos, cada vez mais, pessoas trabalhando no turno inverso, aos finais de semana, ou ainda, nunca parando de trabalhar. Pensando nisso, trazemos aqui 5 dicas para criar limites no home office.

 

Dica 1:

- Publicidade -

Crie o costume de separar sua casa de seu trabalho

Uma coisa que pode ajudar é adotar o hábito de se arrumar como se você fosse sair para o trabalho, principalmente, quando você não dispõem de um escritório separado do resto da casa. Algumas dicas são:

  • Não olhar o celular na primeira hora ao acordar. Ao invés disso, você pode tomar uma café com calma, meditar ou até mesmo fazer exercício.
  • Não atender, olhar mensagens ou e-mails a noite.
  • Se vestir como se fosse sair de casa. Isso mesmo, nada de trabalhar de pijama.
  • Tentar definir um horário para trabalhar. Por mais que você não siga estritamente esse horário, vai ser importante para você não ficar trabalhando todas as horas em que estiver acordado.

Esses hábitos podem te deixar mais focado e produtivo durante o dia de trabalho.

- Publicidade -

via GIPHY

Dica 2:

Organize sua agenda da semana

Ter uma lista do que fazer reduz a chance de você ficar paralisado, sem saber por aonde começar o seu trabalho. Por isso, uma organização semanal, por exemplo, pode deixar mais claro quais são as prioridades e como você vai trabalhar ao longo dos dias. No final de cada dia de trabalho, você pode conferir a lista e organizar o seu amanhã. Dessa forma, mantendo a sua agenda organizada de forma proativa você poderá trocar as tarefas de lugar ou ‘deixar para amanhã’ algum item que não é tão urgente. Tudo isso, claro, sem perder prazos e qualidade no trabalho.

- Publicidade -

E se quiser uma ajuda para se organizar, clica aqui que nós disponibilizamos para download um planner semanal. E o melhor: totalmente grátis.;)

Dica 3:

Inclua na sua agenda um horário para desconectar

Isso mesmo, estamos falando para você acrescentar mais um item na lista diária de tarefas: desconectar. Mesmo que seja 15 minutos para fazer algo que não esteja relacionado com o trabalho. Ou, você esqueceu que no escritório você fazia uma pausa, pegava um café e trocava uma ideia com os colegas?

Dica 4:

Aceite que os limites ficarão confusos

Limites são importante, mas as vezes eles podem ficar confusos. Principalmente quando juntamos casa e trabalho. Por isso, tente lembrar que quando você estiver trabalhando de casa, limpar seu local de trabalho ou preparar refeições são tarefas que estão dentro do espectro da produtividade. Assim, é importante ter uma meta de algumas tarefas importantes que precisam ser concluídas no dia e outras que podem ser adiadas caso necessário. Isso é importante, pois vai vai deixar a sensação de que você realizou algo no dia.

via GIPHY

Dica 5:

Cuide de você fora do trabalho também

Rotinas de auto cuidado são importantes para o trabalho e para a saúde de uma forma geral. Algumas dicas são:

  • Praticar meditação pela manhã.
  • Diminuir o tempo gasto rolando o feed nas mídias sociais.
  • Definir um horário para ler notícias (sabemos como isso está nos afetando ultimamente, não é mesmo?)
  • Checar o celular menos vezes ao longo do dia.
  • Reservar um tempo para pesquisar coisas criativas que você acha interessante e que não tenham relação com o trabalho.
  • E fazer o que gosta, seja cozinhar, dançar, ler. Qualquer coisa que diminua seu estresse e melhore seu humor. 🙂

 

Finalmente, sabemos que o trabalho em casa passou de euforia a desespero. Embora bastante gente tenha ficado feliz com a liberdade que isso proporciona, é preciso estar atento. Afinal, essa liberdade pode virar uma prisão rapidamente. E precisamos lembrar, sempre, que nós somos pessoas com interesses e vontades que vão além do trabalho. Não somos apenas um cargo. E sim, precisamos descansar. Para isso, por limites, por mais difícil e confuso que possa parecer atualmente é a melhor maneira.

 

 

Referência: Tina Essmaker / 99u
Imagem destacada: Andrea Picquadio via Pexels

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

1 Comentário
  1. […] 5 dicas para criar limites no home office […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.