4 dicas de mindfulness para você melhorar sua concentração
Nós separamos 4 dicas de mindfulness para você melhorar sua concentração.
Pois bem, se você é um ser humano e está vivendo no ano de 2020 já deve ter ouvido ou lido por aí, ao menos uma vez, o termo: mindfulness.
No entanto, se você não sabe o que é a gente explica: mindfulness é uma técnica de meditação asiática, adaptada ao Ocidente que ajuda a manter o foco no presente.
Tá, mas por que o mindfulness pode ser importante para melhorar minha concentração?
Primeiramente, se você está buscando uma maneira de se concentrar, ser mais criativo e resolver problemas de maneira mais eficiente, deve saber que estar no momento presente pode te ajudar muito nessas tarefas.
E, como já falamos, em outro texto aqui do canal, meditar traz um descanso necessário ao nosso cérebro, fazendo com que fiquemos mais criativos, mais produtivos e com atenção maior nas tarefas que estamos desempenhando.
Porém, como sociedade e como ser humaninho que somos, temos que ‘nos esforçar’ para estarmos no ‘aqui’ e ‘agora’.
Mas, afinal, como aumentar minha concentração?
Caalma! 🙂
Com tantas distrações e sobrecargas que temos atualmente, fica difícil se concentrar em apenas uma tarefa por vez. Estamos respondendo e-mail, enquanto escrevemos um relatório e ouvimos um podcast sobre o nosso planejamento financeiro para daqui 5 anos e enquanto isso, ainda estamos remoendo uma discussão que tivemos pela manhã. Ufa!
Claro, é extremamente difícil não ficar remoendo algo do passado ou fugir para os planos do futuro.
Mas, o fato é que quando isso é demais podemos começar a apresentar sintomas de ansiedade e depressão, além de sermos menos produtivos e não conseguirmos resolver coisas simples do dia a dia. Então, podemos começar a nos culpar por isso, e aí ficamos mais ansiosos, o que não nos ajuda nenhum um pouco a ser mais concentrado, produtivo e criativo. Muito pelo contrário, nos afasta ainda mais desse objetivo. Ou seja, vira uma bola de novo. 😓
AI MEU DEUS, O QUE EU FAÇO?
Primeiramente, calma! 🙂 (sim, de novo)
Pensando em tudo, nós separamos separamos 4 dicas de mindfulness para você melhorar sua concentração.
Só dois recadinho importantes antes:
- As tarefas podem parecer simples, mas não são.
- Não desista. Mais uma vez: isso é treino! Talvez você não consiga de primeira, mas insista, dia após dia!
Agora sim, vamos as dicas: 🙂
DICA 1: Perceba o caminho
Caminhe devagar e perceba seu pés tocando o chão, como seus braços balançam e suas pernas se intercalam ao caminhar. Sinta também a gravidade puxando o seu corpo.
Foque na respiração e sinta o ar, o vento encostando na sua pele e mexendo seu cabelo.
Perceba também o que está ao seu redor, aquele prédio pelo qual você passa todos os dias, mas nunca tinha reparado nas janelas cores das janelas, por exemplo.
Sempre que perceber que sua mente está em um pensamento passado ou futuro, tente trazer ela de volta focando nessas coisas que já mencionamos.
Você pode fazer isso no caminho ao trabalho, no horário do almoço ou em uma ida ao mercado. Enfim, sempre que surgir a oportunidade e você precisar caminhar por aí.
DICA 2: Preste atenção no seu prato
Observe as cores e as texturas dos alimentos que você vai consumir como se eles fossem algo exótico.
Ao levar o alimento para a boca tente sentir a textura e o sabor que ele libera a cada mordida. Se você der uma mordida maior e uma menor altera o sabor?
Preste atenção também nos movimentos dos seu músculos ao mastigar e engolir o alimento. Ainda, tente perceber como você se sente ao longo da refeição. Seu humor muda? Você está ficando gradualmente mais satisfeito e saciado?
DICA 3: Faça alguma atividade para nutrir seu corpo, mente a alma
Fazer atividade física é importante e seus benefícios são assunto para outro post. Contudo, praticar artes marciais, yoga ou até mesmo caminhadas e alongamentos podem melhorar seu corpo, mente e alma, pois podem fazer com que você se reconecte com você mesmo.
Tente prestar atenção nos movimentos do seu corpo e na sensação que essas atividades trazem a você.
E lembre-se: você precisa de você mesmo tanto quanto os outros. Então tire um tempo para si. Tente fazer essas atividades sozinho, sem conversar com outras pessoas. 😉
DICA 4: Abrace seus sentimento
Não lute contra você mesmo 🙂
Se permita sentir suas emoções, sejam elas boas ou ruins. Primeiro as aceite e então tente entendê-las.
Como eu me sinto depois de um dia frustrante no trabalho? E depois de um jantar com os meus amigos?
Muitas vezes, principalmente quando estamos com alguma sensação ruim é normal tentarmos nos distrair para não sentir aquilo. No entanto, focar nisso e talvez tentar encarar como um aprendizado pode ser melhor para você se entender e ficar bem.
Tente se perguntar: por que eu me sinto assim? O que há por trás desse sentimento?
Enfim, como falamos, são dicas simples, mas que exigem muito de nós! Muita concentração e força de vontade.
Ah mais uma dica: vá aos poucos, faça um passo por vez, comece com poucos minutos e vá aumentando. Não se cobre uma mudança radical do dia para noite. 😉
Tudo é construção e o mais importante nisso tudo é não ficar parado 🙂
Referências: Super Abril e Na Prática
E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Veja também esse artigo sobre 4 receitas com alimentos que você normalmente jogaria fora.
[…] comentamos em outros posts aqui do site sobre como momentos de relaxamento são importantes para nossa mente funcionar bem. Afinal, a criatividade surge quando não estamos […]