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3 técnicas de gestão de tempo para você se organizar

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Eu vou contar uma história, vê se você se identifica. Você acorda, e já que a vida é home office, fica ali no celular um tempinho. Levanta, lava o rosto, toma café e senta na frente do computador para trabalhar. Já são 9h30. Uma colega te chama, você faz uma reunião ou resolve alguns assuntos pendentes no Whats e são 11h. Prepara almoço, come, arruma tudo. 13h30 e voltamos para o trabalho. Até engrenar vai uns 30 minutos. No meio da tarde você dá aquela olhadinha básica no Instagram, TikTok e até Facebook. Lê alguma notícia, passa raiva, discute com alguém sobre aquele assunto. Pronto, agora preciso voltar para o trabalho. São 17h, você trabalha mais um pouco e já está morta de cansaço. Então, se identificou? Talvez eu tenha exagerado, mas essa história é comum. Nós temos dificuldade em nos organizarmos. Nos distraímos com facilidade e acabamos nos perdendo no tempo. Por isso, quero apresentar aqui hoje 3 técnicas de gestão de tempo para você se organizar e aprender a usar o seu tempo de maneira mais inteligente.

3 técnicas de gestão de tempo para você se organizar

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1 – Pomodoro

Nós já falamos sobre essa técnica de maneira mais detalhada em outro post aqui do site.

Mas, de forma resumida esse método consiste em dividir o seu dia em blocos de 25 minutos seguido de descanço de 5 minutos. Claro, deixando de fora o tempo de almoço.

Precisamos ser realistas, ou seja, não conseguimos ficar com foco total em alguma coisa por horas e horas a fio. Por isso, aqui você tem 25 minutos totalmente focado e 5 minutos de descanso para a cabeça.

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Ah! uma dica: funciona bem melhor de você deixar seu celular em modo avião. 😉

2 – Método GTD (Getting Things Done)

Esse método propõe que a gente separe nossas tarefas em: não planejadas, pré-definidas e a serem definidas. Porém, antes de mais nada é importante ter um checklist completo com tudo que você precisa fazer.

Pois bem, após classificar as suas tarefas, você pode decidir o que fará primeiro, levando em consideração sua energia, tempo disponível e nível de atenção. Então, é mão na massa, foco e trabalho concluído! 🙂

Caso você queira se aprofundar na técnica, vale dar uma olhada no livro A Arte de Fazer Acontecer do David Allen.

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3 – Matriz GUT / de Eisenhower

Agora, se o seu problema é o desperdício de tempo com pequenas tarefas, talvez essa matriz possa ser mais efetiva. Afinal, ela divide as atividades em: urgente, não urgente, importante e não importante.

Desse modo, o que for urgente e importante vira prioridade. Já o que for importante mas não urgente, você coloca na pauta e planeja. E o que não for importante, tampouco urgente, você descarta.

Dentre outras coisas, essa matriz é ótima também para classificar o que é prioridade e que tarefa fazer primeiro. Pois muitas vezes temos tantas tarefas que nem sabemos o que fazer primeiro. E, quando tudo vira prioridade, na verdade nada é prioridade, né? :/

Tenha seu tempo

Por fim, gerenciamento de tempo é muito mais sobre ter tempo livre do que estar sempre ocupado. Pois quando nos organizamos e conseguimos trabalhar focados, nosso trabalho rende mais. Desse modo, terminamos antes e nos sobra mais tempo livre para nossos hobbies.  🙂

Fonte: @criavel

Caso queira ver mais conteúdo sobre gestão de tempo, dá uma olhada aqui.

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