ONDA DE CALOR NO BRASIL: 10 cuidados com a saúde necessários com a alta dos termômetros
O mundo está ficando mais quente, e o Brasil deve vivenciar uma onda de calor inédita em 2023, com temperaturas ultrapassando os 43º. Neste texto, confira 10 principais cuidados com a saúde no calor.
Em alguns estados do país, os brasileiros têm vivenciado ondas de calor que não condizem com a estação atual, já que a recém entramos na primavera. Em alguns lugares, os termômetros têm marcado temperaturas acima dos 40º, e a tendência é que o problema só aumente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, temperaturas a partir dos 35°C já demandam cuidados mais específicos com a saúde.
E em uma situação em que algumas cidades registraram 43,5º graus de temperatura, é importante saber quais são os cuidados a serem tomados, uma vez que altas temperaturas podem causar problemas sérios, como queimaduras, insolação, desidratação e até mesmo a morte de pessoas vulneráveis.
Portanto, confira a seguir alguns cuidados com a saúde durante temperaturas mais altas!
Por que devemos ter mais cuidado com a saúde no calor e em dias muito quentes?
O primeiro ponto a ser observado é que, de acordo com o Ministério da Saúde, crianças e idosos devem receber maior atenção. Afinal, o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios e ressecamento da pele, além de desconforto nos olhos, boca e nariz.
Outro cuidado com a saúde no calor é, obviamente, o uso do protetor solar, devendo ser aplicado por pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol para que possa haver a absorção adequada.
Porém, talvez o cuidado mais importante durante os dias muito quentes é a ingestão regular de água, para manter-se hidratado.
Mas, atenção: não adianta beber 1 litro de água ao acordar e 1 litro antes de dormir. O ideal é fazer essa hidratação aos poucos, ao longo do dia, para manter-se sempre hidratado.
Quanto à quantidade, o ideal é que homens consumam de 2 a 3 litros diários, enquanto mulheres podem ingerir de 2 a 2,5 litros. Em geral, o cálculo da quantia ideal considera 35mL para cada quilo corporal. Então, faça a sua conta e não deixe de se hidratar!
Confira 10 cuidados com a saúde durante os dias de calor
Por fim, em dias de temperatura mais elevada, existem ainda outros cuidados que podem ser tomados, a fim de amenizar o calor.
A seguir, confira algumas dicas que o próprio Ministério da Saúde elenca para minimizar os problemas que o calor pode gerar para sua saúde:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, preferencialmente sem açúcar;
- Se possível, evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Faça refeições leves e com maior frequência (não coma uma feijoada em um dia de calor muito intenso, prefira uma salada ou um peixe mais leve);
- O cuidado com a saúde no calor é ainda mais importante no caso de pessoas vulneráveis. Portanto, ofereça regularmente água a recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade;
- Faça uso de roupas de cama e roupas de dormir mais leves, especialmente no caso de bebês e pessoas acamadas;
- Encontre maneiras de manter seus ambientes mais úmidos. Isso pode ser feito com o uso de umidificadores de ar, por exemplo, ou até mesmo toalhas molhadas e baldes de água;
- Em dias de temperaturas elevadas, tome banho com água morna, evitando mudanças bruscas de temperatura;
- Para óbvio, mas é preciso falar: evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h, e sempre use protetor solar, chapéu e óculos escuros;
- Cuidado com esforços físicos intensos. Busque repousar com mais frequência, preferencialmente em locais frescos, com sombra e arejados;
- Por fim, em caso de veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas. E, obviamente, não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.
E aí, o que você achou das nossas dicas?
Lembre-se que dias com temperaturas mais altas devem ocorrer com frequência cada vez maior. Por isso, é preciso saber os principais cuidados com a saúde no calor da melhor forma possível.
E, claro, sempre cuidar e dar uma atenção especial a quem mais precisa!