Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

WhatsApp CLONADO: 5 dicas para você denunciar e se proteger deste GOLPE (tutorial completo)

Aprenda a se proteger e denunciar possíveis golpes do WhatsApp com estas 5 dicas básicas

0

Proteja-se: Como Denunciar Golpes no WhatsApp e Garantir sua Segurança!

- Publicidade -

A Ameaça dos Golpes no WhatsApp

Denunciar golpes pelo WhatsApp é algo que, eventualmente, pode precisar ser feito. O app é o principal mensageiro utilizado no Brasil e, por causa disso, é também um alvo fácil para disseminação de promoções falsas e outros tipos de mensagens fraudulentas.

Golpes envolvendo Pix, clonagem de contas, roubos de dados e mais são corriqueiras na plataforma, disponível para Android e iPhone (iOS). Por isso, para evitar perder dinheiro e/ou ter informações pessoais expostas, é importante tomar algumas medidas de segurança dentro e fora do aplicativo.

Talvez você goste de ler também:

- Publicidade -

WhatsApp: 1 Truque fundamental para VOCÊ espiar o status do Whats sem deixar nenhum rastro

EMERGÊNCIA: Governo Brasileiro irá oferecer R$ 800 para desabrigados em Enchentes no RS, entenda

Cheirinho de Riqueza da EUDORA: 4 perfumes femininos incríveis que são sinônimo de elegância

Os Golpes Mais Comuns no WhatsApp

Golpes variados são aplicados com frequência através do mensageiro. Um dos mais comuns é o da clonagem de conta, crime em que o golpista te liga ou envia uma mensagem se passando por uma empresa e solicita um código recebido por SMS para realizar determinada ação.

- Publicidade -

A sequência de números pedida, na verdade, é o código de ativação do WhatsApp. Dessa forma, ele consegue entrar na sua conta com o aparelho dele e, assim, contatar pessoas da sua rede para solicitar dinheiro fingindo ser você.

5 dicas para você denunciar e se proteger deste GOLPE (tutorial completo)

WhatsApp CLONADO: 5 dicas para você denunciar e se proteger deste GOLPE (tutorial completo)
Pinterest

1. Denunciar o Contato que Propagou o Golpe

Se você recebeu uma mensagem suspeita, de algum número que teve a conta roubada e que está se passando por um conhecido, você pode denunciar o contato ao WhatsApp. Ao realizar o procedimento, a empresa recebe as últimas cinco mensagens trocadas entre você e a pessoa ou grupo.

2. Abrir um B.O Online

O site TechTudo conversou com Denis Brum Marques e Ramon Terroso, dois advogados especialistas em direito digital, para entender as melhores indicações do que fazer caso você receba golpes pelo WhatsApp. Segundo eles, caso você tenha sido vítima de um golpe – isto é, se sua conta for roubada, se houver alguém se passando por você e/ou usando seus dados de alguma forma -, o ideal é, primeiramente, contatar a plataforma e, depois, abrir um boletim de ocorrência.

3. Bloquear o Contato

De acordo com os especialistas consultados, para esse primeiro momento, caso você não tenha clicado nos links recebidos e/ou compartilhado dados com os golpistas, “bloquear o número ou o usuário que enviou a mensagem já é suficiente”.

4. Avisar Seus Contatos

Outra medida importante a ser tomada e que os especialistas consultados indicam é avisar aos seus amigos, familiares e conhecidos caso você tenha sido vítima de um golpe. Dessa maneira, seus contatos já estarão alertas caso recebam alguma solicitação indevida de Pix, por exemplo, com seu número ou em uma conta clonada com seu nome e foto.

5. Entrar em Contato com o WhatsApp

Uma ferramenta disponível no WhatsApp e que os especialistas indicam utilizar nesses casos é o “Fale conosco” da plataforma. O espaço disponibiliza uma área para relato de problemas com o app. Se sua conta foi roubada ou estão tentando aplicar golpes fingindo ser você, uma forma extra para tentar solucionar a questão é enviando uma mensagem para a empresa.

Conclusão

Proteger-se contra golpes no WhatsApp é essencial. Com essas cinco dicas de segurança e o conhecimento sobre os golpes mais comuns, você pode evitar ser vítima de fraudes e manter suas informações pessoais e financeiras a salvo. Esteja preparado para denunciar qualquer atividade suspeita e manter a segurança em primeiro lugar enquanto desfruta das conveniências do WhatsApp.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

fonte: techtudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.