Wegovy: injeção para emagrecer aprovada pela ANVISA
Você já imaginou se existisse um remédio para emagrecer? Então, parece que isso já virou uma realidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg), remédio criado para poder tratar sobrepeso, como comorbidades e doenças associadas ao excesso de peso corporal, bem como a obesidade mórbida, no território brasileiro, recentemente, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na realidade, mais precisamente, foi aprovado na segunda-feira.
Esse remédio foi criado pela farmacêutica Novo Nordisk. Além disso, é importante destacar que esse medicamento é o primeiro a ser aprovado no Brasil destinado para o emagrecimento. Em vista disso, com essa aprovação feita pela Anvisa do Wegovy, muitas pessoas passaram a questionar a diferença que existe entre as versões de semglutida já comercializadas no território nacional.
Talvez você goste de ler também:
Pelo menos 800 pessoas morreram em 3 meses devido à desinformação sobre o Coronavirus
Wegovy e seus efeitos.
O remédio que foi aprovado recentemente está dando o que falar. De acordo com estudos que foram feitos sobre Wegovy (semaglutida 2,4mg) mostraram que os pacientes que fizeram uso do medicamento conseguiram uma perda significativa de massa corporal. Conforme apostaram só estudos, a média de peso corporal foi de 17% em 68 semanas de testes em contraponto aos 2,4% que pertenciam ao grupo placebo.
Por conseguinte, é importante destacar que um em cada três pacientes que participaram do estudo, perderam cerca de 20% do seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução também significativa, de 5% com a utilização do Wegovy (semaglutida 2,4mg), em comparação com 31,1% que pertenciam ao grupo placebo. Vale salientar também que a molécula semaglutida encontra-se disponível no mercado antigo desde o ano de 2018, época em que foi liberada pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2.
Quanto custa o Wegovy?
Quando a empresa foi questionada acerca do valor do remédio pelo JC, a assessoria de comunicação da empresa disse: “Sobre o preço do Wegovy no Brasil, ainda vai passar pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para definição de preço. Depois, seguirá os demais trâmites de importação e logística para, somente após isso, chegar às farmácias, o que pode atingir o segundo semestre”.
No entanto, é importante destacar que o Wegovy é comercializado nos Estados Unidos da América desde o ano de 2021. De acordo com a Novo Nordisk, “resultados consistentes e animadores entre os pacientes” foram obtidos nos EUA. Por conseguinte, nos EUA, os valores do remédio podem variar entre 1.315 e US$ 1.426 (aproximadamente R$ 7.670) nas farmácias, de acordo com os preços que foram encontrados em buscas feitas por meio da internet.
Qual é a principal diferença entre o Wegovy e o Ozempic?
De fato, podemos dizer que a diferença entre os dois remédios encontra-se na dosagem, bem como no formato dos dispositivos. “O Wegovy é mais moderno e tem a aplicação facilitada porque cada agulha é embutida. O dispositivo de aplicação é mais moderno. Ao encostar na pele, a dose certa é aplicada”, explica Francisco Bandeira, médico endocrinologista. “Quanto à dose, o Wegov pode chegar a 2,4 mg por semana; o Olympic a 1mg por semana. Logo, deve ser individualizado de acordo com a situação de cada paciente”, acrescentou.
O Ozempic pode ser usado para o emagrecimento assim como o Wegovy? Em suma, podemos dizer que mesmo que seja aprovado no território nacional, o Ozempic ainda não é um remédio que foi realmente autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para fins de emagrecimento, mas sim em pacientes que possuem diabetes. No entanto, no dia a dia dos consultórios, os endocrinologistas costumam prescrever sem ser em regime de bula o Ozempic para pacientes que possuem sobrepeso ou obesidade.
Por conseguinte, pode-se dizer que a aprovação do Wegovy baseou-se diretamente em um resultados de estudos do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). No que se refere à visão do próprio presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Paulo Miranda, a aprovação do Wegovy mostra-se como um marco importantíssimo na indústria brasileira no que tange o combate à obesidade. “A aprovação da sema glutida traz não só mais uma alternativa para o combate a esta doença, como chegar como a medicação com melhores resultados já apresentados em estudos”, disse o presidente Miranda.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!