Vale a pena fazer Universidade ainda?
Afinal, vale a pena fazer Universidade ainda? Uma pergunta que muitos jovens, pais e profissionais fazem pra si mesmos e que muitas vezes encontra uma única resposta: NÃO!
Trago notícias duras em relação as atuais Universidades no mundo. O modelo de ensino atual da maioria das instituições de ensino está falido e precisando urgentemente de reformas.
Veja a seguir os principais motivos para sabermos se vale a pena ou não fazer uma Universidade.
Talvez você curta também:
5 tendências sobre o futuro do trabalho
QUAL O SEU PROPÓSITO? bora descobrir com o GOLDEN CIRCLE
Vale a pena estudar hoje?
Não se aprende mais as coisas em um determinado tempo, ou seja, a formação que você investiu para ter em 4 anos, seguindo a risca grade curricular e cumprindo todas as disciplinas que fazem parte do seu curso não valem mais.
O modelo de ensino de muitas Universidades do mundo está falido, uma vez que as pessoas aprendem de formas diferentes e possuem habilidades diversas.
Então, depois de 4 anos estudando e indo para o mercado de trabalho muitos já entram defasados de conhecimentos e habilidades de um mundo cada vez mais dinâmico.
Infelizmente a maioria das Universidades do mundo tem como premissa formar mão de obra qualificada e isso sobre um viés de formar bons empregados e não fomentar o empreendedorismo ou pessoas que vão gerenciar as suas próprias empresas ou negócios.
Mas calma aí, ainda vale a pena estudar viu. Manter-se atualizado torna-se cada vez mais vital para que possamos sobreviver. Ouse experimentar viver 1 ano sem aprender nada e você verá o seu fracasso rapidamente.
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.” Alvin Toffler
O que precisa mudar?
O formato e o modelo de negócio das Universidades deveria ser a principal mudança daqui para frente.
Mudar os formatos da sala de aula, invertendo a lógica do professor falando e alunos prestando atenção, uma miopia de aprendizado incrível na qual fomos doutrinados a aceitar. O protagonismo deve ser despertado por todos.
Outra coisa relacionada ao formato é mudar o conceito de Universidade como algo além dos 4 ou 5 anos de formação para algo continuo, ou seja, as pessoas estarem sempre em contato com a academia para aprender, reaprender e manter-se sempre atualizadas.
O preço ou custo deve ser revisto também, para que a Universidade seja um espaço cada vez mais democrático.
Os professores precisam se reinventar, uma vez que o vício de ensinar unilateralmente (professor fala, alunos escutam) prejudica a construção dos saberes.
Os alunos da mesma forma precisam mudar suas postura, deixando de ser passivos e passando a ser protagonistas também.
Qual será o futuro da educação?
Em um exercício breve de futurismo, de observar algumas tendências que já vem acontecendo no mundo, a educação, o ensino e a aprendizagem já estão mudando.
O futuro da educação, segundo estudos de Stanford, Oxford, Harvard, Caltech, MIT, hoje consideradas as melhores universidades do mundo, estão cada vez mais em uma direção de reconstrução.
A lógica de consumo cada vez mais igual a uma assinatura de netflix, ou seja, você vai pagar uma inscrição ou mensalidade com valor fixo para você ter acesso a educação.
A sua educação não vai ser mais limitada fisicamente, você pode estudar e aprender em qualquer parte do mundo ou em múltiplas instituições.
Um ensino a la carte está por vir, você poderá escolher não só a universidade como também o curso ou ainda somente algumas disciplinas para você desenvolver suas habilidades e conhecimentos.
Outro fator relevante a analisarmos aqui é que daqui a 5 a 6 anos as pessoas mudarão de emprego ou função, e passaram a ter cada vez mais dinamismo em suas carreiras.
Estudiosos afirmam que mais de 50% dos empregos que existem hoje vão ser extintos. Ao mesmo tempo que já existem profissões que não possuem formação específicas como: Youtubers, influenciadores digitais, defensor de ética tecnológica, gestor de novos negócios de inteligência artificial, analista de dados da internet das coisas, hacker genético, entre outros.
Mas afinal, vale a pena fazer universidade?
Depende, você pode aprender fora de uma Universidade também. O importante de fato é você manter-se atualizado e conectado com os seus talentos e habilidades.
A Universidade é conhecida como a casa do saber, porém muitas ainda devem mudar o seu modelo medieval de ensino e repensar como instituições. Um diploma não tem mais a mesma relevância como no século passado mas o fato é que viver na ignorância ou não buscar conhecimento pode ser muito prejudicial ao seu desenvolvimento.
Então, o que achou desse artigo sobre a Universidade do Futuro? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!