Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

6% das empresas se preocupam com a sua saúde mental, entenda

Pesquisa aponta que poucas empresas se preocupam realmente com a sua saúde mental

0

Menos de 6% das vagas abertas citam benefícios ligados à saúde mental

- Publicidade -

Levantamento apontou que apenas 2,3% das empresas oferecem aos colaboradores apoio à saúde mental por meio de plataformas, como terapia online e meditação

As empresas se preocupam com a sua saúde mental?

O cuidado com a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, principalmente depois que o Burnout foi listado como uma doença do trabalho, no ano passado. Entretanto, apenas 5,6% das empresas utilizam termos referentes aos cuidados com a saúde mental dos seus colaboradores nas descrições das vagas.

É o que mostra um levantamento realizado pela Cortex, referência em inteligência de vendas B2B na América Latina, com mais de 3 milhões de oportunidades abertas no primeiro trimestre deste ano nos 15 principais portais de vagas do país.

- Publicidade -

Dentre os termos relacionados à saúde mental, os que mais aparecem nas descrições das vagas são: “flexibilidade de horários”, “bem-estar”, “day off”, “saúde mental” e “equilíbrio entre vida pessoal e profissional”.

Diretor de people da Cortex, Paulo Leitner, explica que as empresas precisam respeitar e cuidar das pessoas em sua totalidade, entendendo que não existe o “eu-profissional” e o “eu-pessoal”. É só um “eu” que equilibra em uma só mente a rotina do escritório e a de casa. Por isso, torna- se cada vez mais relevante oferecer benefícios próprios para apoiar os colaboradores na qualidade da saúde mental e, principalmente, evoluir os processos de escuta ativa e monitoramento do clima.

 

“Nenhum benefício jamais conseguirá reverter os malefícios causados por uma má experiência no dia a dia do trabalho. O cuidado com a saúde mental do colaborador começa no monitoramento do clima da empresa e na leitura de cada comentário deixado pelos times. Se não prestarmos atenção aos sinais precursores das causas que agridem essa relação, não estaremos de fato nos preocupando com a saúde mental de ninguém”, alerta Leitner.

Talvez você goste de ler também:

- Publicidade -

Viva a liberdade: 10 Dicas práticas para morar sozinho!

6 Filmes “Curativos” para Alegrar o Dia e Tirar Aquela Vibe Depressiva

5 pistas “divertidas” que revelam a traição e infidelidade no relacionamento

 

O levantamento apontou ainda que apenas 2,3% das vagas analisadas citavam plataformas que oferecem serviços de apoio à saúde mental, como terapia online, aplicativos que ajudam a criar rotinas mais saudáveis e até meditação. Dentre elas, a plataforma que aparece com mais destaque é o Gympass, que oferece tanto opções de cuidados com saúde mental como física também. Em segundo lugar está a Zenklub, seguida por Vittude e Psicologia Viva.

O que é saúde mental?

A saúde mental é um aspecto fundamental e muitas vezes negligenciado do nosso bem-estar geral. Refere-se ao estado emocional, psicológico e social de uma pessoa e afeta diretamente sua capacidade de lidar com o estresse, estabelecer relacionamentos saudáveis e tomar decisões equilibradas. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, pois ambos os aspectos estão intrinsecamente interligados. Isso envolve a busca de um equilíbrio saudável entre trabalho, vida pessoal e autocuidado, bem como a adoção de estratégias eficazes para lidar com desafios e emoções negativas.

A saúde mental envolve uma série de fatores, incluindo a capacidade de expressar e gerenciar emoções, manter relacionamentos saudáveis, lidar com o estresse e enfrentar os desafios da vida de forma adequada. É fundamental buscar apoio e ajuda profissional quando necessário, seja por meio de terapia, aconselhamento ou suporte de grupos de apoio. Além disso, é importante adotar práticas de autocuidado, como exercícios regulares, alimentação balanceada, sono adequado e momentos de lazer. Cada pessoa tem uma jornada única em relação à saúde mental, e é essencial respeitar e valorizar essa individualidade, buscando sempre o bem-estar e a busca de uma vida equilibrada e gratificante.

 

Sobre a Cortex

A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas.

A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com chances de vendas duas vezes maior e na metade do tempo. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.

Com a cultura organizacional voltada para pessoas, conquistou, por três vezes, o selo Great Place to Work e também foi reconhecida com o selo People First. Suas soluções apoiam as marcas mais admiradas do país a liderarem o futuro a partir do uso inteligente dos dados.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.