Antes de mais nada, a sua empresa está perdendo dinheiro? Está difícil bater as metas de vendas planejadas? A princípio, se você está vivenciando algum desses dilemas empresariais, esse é o momento certo para criar um Script de vendas, para a sua equipe.
Primordialmente um script de vendas é exatamente o que o próprio nome já diz: é um roteiro de dados sobre o perfil de compras que um vendedor pode utilizar ao entrar em contato com um cliente em potencial. O script de vendas não precisa ser necessariamente seguido à risca, pois cada cliente tem as suas particularidades.
O momento certo para criar um Script de vendas
De antemão, um script de vendas ajuda a treinar novos vendedores, aumenta a produtividade, reduz a chance de desalinhamentos com o cliente, pois o vendedor, precisa entender as necessidades do seu cliente e atuar de acordo com as soluções que ele busca. Sobretudo o script ainda auxilia a manter o foco do vendedor ao realizar uma venda.
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Para estabelecer um script de vendas, é necessário estar alinhado a 4 etapas importantes na construção desse roteiro:
1.Definição das etapas do processo comercial
Antes de tudo, é extremamente importante que cada etapa do processo comercial seja clara e objetiva, obedecendo todos os aspectos do ciclo de venda de cada empresa.
2.Estude bastante o produto, o mercado e o cliente
Primordialmente a equipe de vendas deve conhecer em amplo aspecto os elementos do processo de venda, para identificar as aberturas de mercado, posicionar o produto, identificar os clientes potenciais e realizar a venda.
3.Experiência e atualização
Contudo, se dentro da sua empresa você não tem vendedores experientes, busque aprimorar as habilidades de vendas da sua equipe com palestras, cursos, eventos.
4.Registro, análise e aprimoramento
Um bom script de vendas deixa tudo registrado para ser posteriormente analisado e aperfeiçoado para obter sempre o melhor resultado de cada experiência de vendas.
Neste link você encontra alguns modelos de Script de vendas e adaptar a realidade da sua empresa para alavancar os seus resultados em 2023, clique aqui!
Exemplos rápidos de script de vendas para você
Via telefone
Siga alguns modelos – adaptando-os à sua realidade – tais como:
Script para prospecção
“Olá, [nome da pessoa], tudo bem?
Eu sou o [nome do vendedor], trabalho na [nome da empresa] e ajudo pessoas a [resultado que seu produto ou serviço gera].
Pelos contatos que fiz, eu gostaria de falar com [cargo da pessoa desejado].
Você seria essa pessoa? Se não, poderia me indicar quem é e como posso contatá-la?”
Script para nutrição
Por se tratar de uma etapa em que se educa o lead para a compra, é necessário enviar conteúdo para ele.
E isso ocorre de maneira muito mais eficiente por email (veja abaixo um script para essa etapa).
Script para qualificação
“Olá, [nome da pessoa], tudo bem?
Vi que você registrou interesse em [citar onde o lead converteu] e gostaria de saber qual a sua disponibilidade para falar com o nosso consultor de vendas?
Quais horários e dias nesta semana seria possível agendarmos uma demonstração para você entender melhor como funciona a nossa solução?”
—
IMPORTANTE: Depois de agendar uma reunião, caberá ao vendedor demonstrar o produto ou serviço. Por isso não cabe, aqui, um exemplo de script sobre o que falar neste momento.
Afinal, cada empresa sabe o que precisa ser dito sobre o que se vende, certo?
Script para follow up (acompanhamento)
“Olá, [nome da pessoa], tudo bem?
Gostaria de saber se você já tem uma resposta para a proposta que fizemos [citar quando].
Gostaria de saber se ficou com alguma dúvida que precise ser esclarecida.
Lembro também que essa condição é só até amanhã [crie um senso de urgência na pessoa].”
Script de success
“Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Queria dar boas-vindas à você.
Eu sou o [seu nome], responsável pelo success da empresa.
Qualquer dúvida que você tenha pode me contatar.
Estou enviando para seu email alguns conteúdos que ajudarão você a ter a melhor experiência conosco.”
Via email ou WhatsApp
Siga alguns modelos – também adaptando-os à sua realidade – tais como:
Script para prospecção
Olá, *NOME DA PESSOA*.
Eu sou o [nome do remetente] da [sua empresa] e ajudamos empresas como a [empresa do prospect] com [descrição breve da solução vendida].
Gostaria de iniciar contato e apresentar um pouco mais. Poderíamos falar brevemente via telefone, se possível, ainda nesta semana?
Abraço,
Assinatura
Script para nutrição
Olá, *NOME DA PESSOA*.
Eu sou o [nome do remetente] da [sua empresa] e vim compartilhar algo muito interessante com você hoje.
Você sabia que… [coloque alguma informação sobre o conteúdo que você está enviando].
Fico à sua disposição desde já.
Abraço,
Assinatura
Script para qualificação
Olá, *NOME DA PESSOA*.
Eu sou o [nome do remetente] da [sua empresa] e vi que você se interessou por [citar o conteúdo enviado no email anterior].
Gostaria de saber a sua disponibilidade de dia e horário, nessa semana, para falar com nosso consultor e entender como funciona melhor a nossa solução.
Para quando poderíamos agendar?
Segue link da agenda pública para você marcar o momento mais conveniente. [colar link]
Abraço,
Assinatura
Script para follow up
Olá, *NOME DA PESSOA*.
Não deixe de aceitar a nossa proposta o quanto antes, pois a condição que conseguimos negociar para você é somente até o final desta semana.
Caso tenha alguma dúvida, pode me contatar respondendo à este email.
Abraço,
Assinatura
Script de success
Olá, *NOME DA PESSOA*. Que bom ter você com a gente.
Me chamo [nome da pessoa], responsável pela área de success, muito prazer!
Aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o nosso blog [colar link] e ler mais sobre [assunto que o blog aborda].
Estou à disposição para ajudar você a ter a melhor experiência possível em nossa empresa.
Grande abraço,
Assinatura
Considerações finais
Definitivamente os scripts de vendas servem para nos organizarmos como empresa e ao mesmo tempo personalizar o atendimento aos clientes. No entanto, ter um script representa também criar uma identidade e um jeito de falar da sua instituição.
Desse modo, experimente esses modelos acima para se inspirar e criar novos e melhores abordagens com os seus prospectos, conforme os 4 passos indicados.
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