Qual o conceito de design e porque ele é importante?
À primeira vista todos sabem o que significa o design, porém precisamos entender os seus diferentes contextos. Por vezes, conforme o historiador de arte Rafael Cardoso, o design empresta uma visão estratégica para negócios, enquanto que sobre outra perspectiva, remete a forma e a questões estéticas. Confira aqui conceitos e porque o design é importante.
Desde já, bora conferir o que é e qual a importância para o seu negócio.
Talvez você goste de ler:
Design thinking para inovar o seu negócio
A diferença das palavras designer e design
Qual o conceito?
A princípio o design nada mais é que um processo de criação, que visa solucionar problemas pensando nos aspectos funcionais e estéticos, de determinado produto ou serviço. Todavia, dentro dessa descrição, temos uma gama de especificações, concepções, sistemas e serviços, que basicamente consistem em um trabalho criativo e técnico.
Segundo a World Design Organization (WDO), ele pode ser visto como uma estratégia, que por meio de produtos, novas experiências e alguns sistemas, podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Contudo, se engana quem pensa que o design é apenas arte. Nele é abrangido cultura, estética, comportamento e tecnologia, tudo isso para entregar um trabalho empático e funcional.
A história do design
O primeiro designer da história foi Leonardo Da Vinci, que utilizou todos os seus princípios para impulsionar a ciência, com invenções que ajudaram na evolução da ciência, e consequentemente, da humanidade.
Mas o conceito de design que conhecemos hoje se consolidou bem mais tarde, com a Revolução Industrial. Isso se deu com a chegada das máquinas, e a substituição do trabalho manual pela produção em série.
Nesse ínterim, foi só em 1919 que o design moderno foi definido com a criação da instituição Escola de Arte Bauhaus. Dessa vez, aspectos práticos passaram a andar junto com os aspectos comerciais e estéticos.
Mas qual é a importância?
É ele que permite que soluções eficientes sejam criadas, com segurança de qualidade e funcionalidade e com um aspecto agradável. Não é à toa que as pessoas quando pensam em design, associam a algo bonito.
Mas além da beleza, o design abrange o processo de criação como um todo, sempre tentando encontrar a melhor solução possível para o problema.
Hoje no mercado, temos diversos tipos de design, o que acaba muitas vezes confundindo quem não está acostumado com a área.
Tipos e porque o design é importante?
Design Gráfico
Está associado a conceitos gráficos, como produtos impressos, com uso de imagem, texto e ilustrações. Muito requerido na comunicação visual. Na internet, o design digital acrescenta o mesmo conceito, porém ao invés de trabalhar com produtos impressos – livros, outdoors, logotipos -, ele trabalha para produtos digitais – anúncios digitais, banners, ebooks.
Design de Games
Trabalha com o desenvolvimento de jogos, sejam eles para celular, computadores, consoles, ou qualquer outro dispositivo que ofereça essa experiência. Sua atuação pode estar na criação de personagens, na programação dos jogos, e até mesmo voltada a estratégia de marketing dos produtos.
Design de Interiores
Focado na projeção de ambientes internos, tem o objetivo de criar um ambiente que combine beleza e funcionalidade, visando é claro, a qualidade de vida de quem irá utilizar o espaço. Seus conceitos de criação contam com ergonomia, paisagismo, cenografia e história da arte.
Design de Moda
Consiste em criar tendências na moda, diferenciando estilos e desenvolvendo identidades a partir de roupas e acessórios. Além disso, tem como objetivo atender as demandas dos consumidores, atuando em áreas de modelagem, estilismo, fotografia e produção.
Design de Produto
Também conhecido como design industrial, tem como foco a solução de problemas por meio de objetos, sendo assim, praticamente todos os bens de consumo que utilizamos hoje em dia, passaram por um design de produto.
Além destes, essa área conta com mais dois tipos, o designer para web e o eco design, que são igualmente importantes para o desenvolvimento prático e até mesmo social em que vivemos.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!