Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Qual diferença entre salário CLT e PJ?

0

Você sabia que existe uma diferença entre o salário de um prestador de serviços (PJ) e de uma pessoa com carteira assinada (CLT)? Inicialmente, é importante enfatizar para aqueles que não sabem que o termo PJ se refere à Pessoa Jurídica, um modelo que acabou se popularizando no mercado nos últimos tempos em decorrência da pandemia. Desse modo, com a terceirização, quando um PJ é contratado por uma determinada empresa, ele se torna um funcionário, também, mas não um funcionário CLT.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler:

Melhores bancos digitais para empresas (conta PJ)

Balcão Único: seu CNPJ em até 30 minutos!

DIFERENÇAS ENTRE SALÁRIO PJ E CLT

Isso ocorre levando em consideração a liberdade de agir de forma autônoma, mesmo durante a execução do serviço. Desse modo, o modelo baseado na CLT conta com algumas obrigações convencionais ao trabalhador. Um funcionário CLT deve cumprir uma rotina de serviço, com horários fixos, com atividade pré-determinadas no próprio contrato de trabalho. Além disso, esses funcionários estão sujeitos a fiscalizações por parte da empresa, conforme os critérios de avaliação que podem ser estabelecidos pela própria empresa.

- Publicidade -

Mas qual é a diferença entre um PJ e um CLT?

Tanto o trabalhador PJ quanto CLT possuem suas vantagens, sendo difícil estabelecer um critério universal se analisar as especificidades de cada caso, e o que o trabalhador pretende ter ao fazer um determinado contrato. Desse modo, em suma, podemos dizer que, de forma superficial, uma das principais diferenças que existem entre um trabalhador CLT e um PJ é que no regime CLT os sujeitos possuem uma série grande de benefícios e a carteira assinada.

Uma carteira assinada é mais segura e estável. No entanto, no que se refere ao salário, este terá um valor líquido bem menor devido aos descontos. Já no regime PJ de trabalho, o sujeito consegue receber um salário líquido bem maior. No entanto, em contrapartida, deverá fazer o pagamento dos benefícios, como aposentadoria, por exemplo, do seu próprio bolso.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.