Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

0

Muitas pessoas pensam que marketing e publicidade se trata da mesma coisa, mas na verdade, apesar de eles fazerem parte da mesma área, são coisas bem diferentes. Isso quer dizer que, o conceito difere entre os dois, e um precisa do outro para existir.

- Publicidade -

Se você quer saber qual a diferença entre os dois, e como conseguir resultado aplicando estas estratégias em seu negócio, confira o artigo abaixo que te explicamos tudo.

 

Diferença entre marketing e publicidade

O marketing é definido por um conjunto de estratégias para que a empresa consiga alcançar seu propósito, trabalhando com ferramentas de atração dos consumidores, e gerando valor a marca.

Para isso, é trabalhado quatro fatores dentro do marketing: o produto, o preço, a praça e a promoção, tudo isso em busca de atrair o cliente e criar uma relação que no final, deve acarretar na compra ou utilização do produto.

Já a publicidade é um instrumento que faz parte do marketing, mais direcionado à venda do produto. Com a publicidade que o marketing consegue divulgar uma ideia, e chamar atenção para a empresa.

- Publicidade -

Sim, marketing e publicidade não são coisas separadas, a verdade é que a publicidade faz parte do marketing, e precisa dela para existir.

 

O que acontece se deixarmos o marketing sem publicidade

Embora a publicidade não exista sem o marketing, o marketing pode funcionar tranquilamente sem a publicidade. No entanto, os resultados obtidos sem essa junção podem ser bem menores.

Uma estratégia bem definida, levando em conta todos os aspectos do marketing. Leva a empresa uma assertividade muito maior, pois o planejamento acontece de forma mais cuidadosa. E envolve processos mais complexos que geral resultados posteriormente

Talvez você goste de ler também:

- Publicidade -

Descubra os mitos mais comuns sobre as redes sociais que estão arruinando sua estratégia de marketing!

Tendências na publicidade para 2023

Transforme seu marketing com as estratégias inovadoras do livro Marketing 4.0 de Philip Kotler

 

Aspectos semelhantes entre marketing e publicidade

Podemos notar que alguns aspectos são explorados nos dois segmentos, como o planejamento, para que as estratégias escolhidas possam ser mais eficientes para o objeto da empresa.

Além disso temos a persona, que é o público alvo da empresa, ou para quem ela deseja se direcionar, sendo o espelho das tendências geradas pela marca. Por fim, a análise, que é um fator de entendimento das métricas que precisam ser avaliadas, visando o desempenho do marketing em geral.

 

Principais diferenças entre marketing e publicidade

Podemos encontrar muita diferença na análise de resultados dos segmentos. A publicidade consegue mensurar de forma imediata, e o marketing fazer uma análise periódica, levando em conta um prazo definido.

Outra coisa é o público externo, que que é o foco exclusivo da publicidade, diferente do marketing, que se preocupa também com o público interno. As habilidades também diferem, já que o profissional de marketing se preocupa com diversas ferramentas para conquistar e manter o consumidor, e o publicitário apenas para atrair.

 

Então, o que você achou desse artigo qual a diferença entre Marketing e Publicidade? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify

Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.