Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?
Muitas pessoas pensam que marketing e publicidade se trata da mesma coisa, mas na verdade, apesar de eles fazerem parte da mesma área, são coisas bem diferentes. Isso quer dizer que, o conceito difere entre os dois, e um precisa do outro para existir.
Se você quer saber qual a diferença entre os dois, e como conseguir resultado aplicando estas estratégias em seu negócio, confira o artigo abaixo que te explicamos tudo.
Diferença entre marketing e publicidade
O marketing é definido por um conjunto de estratégias para que a empresa consiga alcançar seu propósito, trabalhando com ferramentas de atração dos consumidores, e gerando valor a marca.
Para isso, é trabalhado quatro fatores dentro do marketing: o produto, o preço, a praça e a promoção, tudo isso em busca de atrair o cliente e criar uma relação que no final, deve acarretar na compra ou utilização do produto.
Já a publicidade é um instrumento que faz parte do marketing, mais direcionado à venda do produto. Com a publicidade que o marketing consegue divulgar uma ideia, e chamar atenção para a empresa.
Sim, marketing e publicidade não são coisas separadas, a verdade é que a publicidade faz parte do marketing, e precisa dela para existir.
O que acontece se deixarmos o marketing sem publicidade
Embora a publicidade não exista sem o marketing, o marketing pode funcionar tranquilamente sem a publicidade. No entanto, os resultados obtidos sem essa junção podem ser bem menores.
Uma estratégia bem definida, levando em conta todos os aspectos do marketing. Leva a empresa uma assertividade muito maior, pois o planejamento acontece de forma mais cuidadosa. E envolve processos mais complexos que geral resultados posteriormente
Talvez você goste de ler também:
Tendências na publicidade para 2023
Transforme seu marketing com as estratégias inovadoras do livro Marketing 4.0 de Philip Kotler
Aspectos semelhantes entre marketing e publicidade
Podemos notar que alguns aspectos são explorados nos dois segmentos, como o planejamento, para que as estratégias escolhidas possam ser mais eficientes para o objeto da empresa.
Além disso temos a persona, que é o público alvo da empresa, ou para quem ela deseja se direcionar, sendo o espelho das tendências geradas pela marca. Por fim, a análise, que é um fator de entendimento das métricas que precisam ser avaliadas, visando o desempenho do marketing em geral.
Principais diferenças entre marketing e publicidade
Podemos encontrar muita diferença na análise de resultados dos segmentos. A publicidade consegue mensurar de forma imediata, e o marketing fazer uma análise periódica, levando em conta um prazo definido.
Outra coisa é o público externo, que que é o foco exclusivo da publicidade, diferente do marketing, que se preocupa também com o público interno. As habilidades também diferem, já que o profissional de marketing se preocupa com diversas ferramentas para conquistar e manter o consumidor, e o publicitário apenas para atrair.
Então, o que você achou desse artigo qual a diferença entre Marketing e Publicidade? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!