Qual a diferença entre DESIGN e DESIGNER?
Você já deve ter escutado alguma vez ou visto a palavra Design e Designer. Mas qual é a diferença entre as duas palavras em inglês? Em suma, nesse texto, nos propormos a responder essa questão. No entanto, inicialmente, é importante deixar claro que de forma alguma arbitrariamente diremos o que é e o que não é Design, por exemplo, visto que a palavra pode ter suas nuances e significações.
Hoje, é preciso deixar claro que tanto o Design quanto o profissional Designer são fundamentais na sociedade moderna, visto que desempenham um papel chave em diversos setores econômicos. Podemos dizer, inclusive, que esse tipo de profissional desempenha o papel fundamental no capitalismo moderno.
Mas o que realmente é o Design?
Em suma, o Design está em quase tudo que tocamos e podemos ver na sociedade hodiernamente. O design encontra-se presente na sociedade desde a pré-história e a antiguidade, até os dias atuais, embora a sua concepção tenha se alterado completamente com o transcorrer das eras geológicas. O design encontra-se presente tanto nas soluções intangíveis quanto nas tangíveis. Podemos usar algumas palavras para sintetizar o que realmente significa o design, sendo essas: projeto, pessoas, utilidade, problemas e soluções.
De acordo com Mônica Moura, o “Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar um projeto – o design – significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito da proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto”.
Diferença entre Design e Designer
De forma sucinta e simples, quando falamos de Design, estamos tratando de tudo que foi dito anteriormente. Quando falamos de Designer, estamos falando do profissional que atua na área de Design, ou seja, o Designer cria soluções criativas, visuais, interativas, tangíveis, digitais, etc. Através de um projeto de design.
Tipos de Design
Design Gráfico
Está associado a conceitos gráficos, como produtos impressos, com uso de imagem, texto e ilustrações. Muito requerido na comunicação visual. Na internet, o design digital acrescenta o mesmo conceito, porém ao invés de trabalhar com produtos impressos – livros, outdoors, logotipos -, ele trabalha para produtos digitais – anúncios digitais, banners, ebooks.
Design de Games
Trabalha com o desenvolvimento de jogos, sejam eles para celular, computadores, consoles, ou qualquer outro dispositivo que ofereça essa experiência. Sua atuação pode estar na criação de personagens, na programação dos jogos, e até mesmo voltada a estratégia de marketing dos produtos.
Design de Interiores
Focado na projeção de ambientes internos, tem o objetivo de criar um ambiente que combine beleza e funcionalidade, visando é claro, a qualidade de vida de quem irá utilizar o espaço. Seus conceitos de criação contam com ergonomia, paisagismo, cenografia e história da arte.
Design de Moda
Consiste em criar tendências na moda, diferenciando estilos e desenvolvendo identidades a partir de roupas e acessórios. Além disso, tem como objetivo atender as demandas dos consumidores, atuando em áreas de modelagem, estilismo, fotografia e produção.
Design de Produto
Também conhecido como design industrial, tem como foco a solução de problemas por meio de objetos, sendo assim, praticamente todos os bens de consumo que utilizamos hoje em dia, passaram por um design de produto.
Além destes, a área de design conta com mais dois tipos, o web design e o eco design, que são igualmente importantes para o desenvolvimento prático e até mesmo social em que vivemos.
Então, o que você achou desse artigo sobre a diferença entre DESIGN e DESIGNER? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!