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Por Que os Avatares das Empresas São Sempre Mulheres? 5 pontos para analisarmos aqui.

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Especialistas Discutem se Figuras Femininas Como Assistentes e Influenciadores Virtuais Reforçam Estereótipos

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A presença predominante de avatares femininos, como a Lu do Magalu, Sam da Samsung, Nat da Natura, entre outros, levanta questões sobre a escolha dessas figuras para representar empresas.

Especialistas discutem se essa tendência está ligada ao fato de as mulheres serem as principais decisoras de compras e se há estereótipos de gênero envolvidos.

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AVATARES MULHERES, 5 PONTOS PARA ANALISARMOS

Por Que os Avatares das Empresas São Sempre Mulheres? 5 pontos para analisarmos aqui.
Natura
  1. Decisões de Compra:
    • Mariane Pisani, pesquisadora em estudos de gênero, sugere que as mulheres, como principais responsáveis pelas decisões de compras, podem influenciar a escolha de avatares femininos para atrair esse público.
  2. Estereótipos de Gênero:
    • Simone Kliass destaca que figuras femininas são associadas a características como acolhimento, nutrição e proteção, refletindo estereótipos de gênero.
    • A voz feminina em assistentes de voz, como Alexa e Siri, também foi moldada por percepções de associação a temas emocionais.
  3. Assédio a Avatares e Assistentes Virtuais:
    • A Unesco publicou orientações para combater o assédio sofrido por assistentes de voz, criticando representações “femininas” que reforçam estereótipos.
    • Empresas, como Bradesco, ajustaram as respostas de avatares para reagir de forma firme contra o assédio.
  4. Diversidade nas Equipes de Desenvolvimento:
    • A Women in Voice destaca a importância de equipes diversas na criação de assistentes de voz para evitar vieses e estereótipos.
  5. Boom dos Avatares:
    • Simone Kliass observa um aumento no uso de avatares como estratégia de marketing devido a diferenciais em relação a influenciadores convencionais.
    • O controle absoluto e a capacidade de personalização tornam os avatares uma opção ágil e mais barata para se comunicar com o público-alvo.

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Considerações finais

A discussão destaca a complexidade por trás da escolha de avatares e o papel que desempenham na representação digital das empresas, levantando questões importantes sobre estereótipos, inclusão e resposta a desafios sociais.

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