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Pantanal e as estratégias de marketing!

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Na próxima sexta-feira, dia sete de outubro de 2022, chegará ao fim a novela da rede Globo de televisão, Pantanal. Nesse sentido, para aqueles que não sabem, é importante destacar, que essa novela que passou na rede de televisão nos últimos meses é uma releitura da atração homônima que fez sua primeira estreia no ano de 1990 na TV Manchete.

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Desse modo, durante esses sete meses em que Pantanal esteve no ar para todos os brasileiros, a novela conseguiu somar uma quantidade significativa de recordes de audiência, conseguindo, também, angariar mais de 11 anunciantes que estiveram presentes na trama. Além disso, é importante destacar que, muito mais do que a nostalgia que foi trazida com a nova releitura, essa novela acabou tornando-se um hit nas redes sociais, marcando a volta do formato tradicional de gravação e exibição de novelas que marcou grande parte da existência até então, pelo menos no território nacional.

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AS LIÇÕES DE PANTANAL SOBRE MARKETING E COMUNIDADES

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No entanto, é preciso deixar claro que não foi somente o contexto ou a força da trama da novela que fez com que a novela Pantanal alcançasse esse patamar de prestígio e desempenho em relação à opinião do público. No mês de março, em uma entrevista que foi concedida ao Meio & Mensagem, Leonora Bardini, diretora de marketing da TV Globo, fez a afirmação de que a novela Pantanal era o maior lançamento do ano da TV Globo, bem como a maior campanha direcionada a uma novela da 21h feita em toda a história da Globo como empresa.

Ainda em sua análise acerca da novela e como ela afetou o público, a diretora de marketing da TV Globo ainda enfatizou que o sucesso da novela é resultado de um grande investimento em marketing gerado a partir do entendimento de que o marketing estruturado para Pantanal possui como público alvo uma gama complexa de sujeitos.

Nesse sentido, Leonora Bardini enfatiza que o sucesso de Pantanal se deu pela concepção de que existia um desejo da própria emissora em agradar aqueles que já assistem às novelas da Globo e daqueles que não assistiam, atraindo aqueles que nunca tiveram contato, também. Para Leonora, a aposta funcionou. “Se tornou pop”.

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