Na dúvida, não compartilhe!
Sabe aquela mensagem que você recebeu no WhatsApp contendo um conteúdo duvidoso ou malicioso? Na dúvida, não compartilhe! Sabe porque? Muitas vezes você pode estar repassando uma fake news e compactuando com a desinformação ou, pode estar compartilhando uma fofoca que pode ocasionar em um grande problema para os envolvidos.
Não é apenas sobre desinformação. Nem mais um texto moralista sobre fake news. É uma visão simplificada de “toda ação tem uma reação.”
De fato, a vida é mesmo assim. Nossas escolhas nos levam para caminhos que nem sempre queremos, mas escolhermos e ponto. Toda a nossa ação vai, sem dúvida alguma, resultar em uma reação, seja ela positiva ou negativa.
Mas, você está disposto a responder pelos seus atos? Não interessa. Você responderá por eles, querendo ou não, gostando ou não.
Separamos 3 dicas infalíveis para você não cair nos braços desse amor gostoso que é o “encaminhar” do WhatsApp
1: Ficou na dúvida? Não repasse
Simples assim. Recebeu uma notícia e não tem certeza da veracidade? Leia. Busque no Google. Se não encontrar nada ou ainda tiver dúvidas: deixe-a onde está. Responda a quem lhe mandou que isso poder ser uma fake e deixe o assunto acabar aí.
2: Sabe que é fofoca e mas não sabe o que fazer? Cale-se
Recebeu mensagem, fofoca, nudes ou sei lá o que pode chegar por whats, que o irmão do amigo do cunhado do tio do vizinho enviou e jura que é verdade? Não repasse. Ponto. Acabar com assuntos é o primeiro passo para não se meter em confusões desnecessárias.
3: Recebeu algo que pode ter cunho criminoso como abuso, desrespeito, racismo, entre outros? Denuncie
Sabemos que muitas conversas acontecem apenas por aplicativos de mensagens, então, se sentir que pode ajudar, entre em contato com a pessoa que está sofrendo e ofereça ajuda ou denuncie.
Apenas fazendo a nossa parte que podemos mudar, pelo menos um pouco, deste mundo tão cruel e difícil que vivemos.
E aí, curtiu esse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Foto destacada: freepik.com
É provável que você também goste: Como o Facebook está tratando as Fake News