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Moda Digital: Presente ou futuro? Vem descobrir mais

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Primeiramente, gostaríamos de informar que, devido a pandemia de 2020, boa parte do futuro foi adiantada para o presente. Isso mesmo, muitas pessoas que estudam tendência vem repetindo isso. Nosso atual cenário fez com que muitas mudanças que aconteceriam lentamente acontecessem mais rápido, como, por exemplo, o home office, compras pela internet e a digitalização de muitas coisas que  iriam demorar anos para acontecer. Mas, e quando o assunto é moda, o que mudou? Pois bem, vocês já ouviram falar de moda digital? Será que ela está no presente, no futuro ou no presente que era para ser o futuro? Moda Digital: Presente ou futuro? 🤯  Caalma, vem descobrir mais…

Moda Digital: Vem descobrir mais…

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Antes mesmo da Covid-19 já se discutia sobre a maneira como coleções de moda eram produzidas e apresentadas, principalmente por questões ambientas. Já parou para pensar na poluição que uma produção de moda causa? Pois bem, com o cenário atual, em mundo (o nosso agora, 2020) onde o contato físico deve ser evitado, parece boa a ideia de se ter roupas criadas e apresentadas totalmente de maneira digital, você não acha? Isso já não parece tão estranho, quanto pareceria há um tempo.

Por exemplo, a London Fashion Week, que acontecerá junho desse ano, será a primeira semana de moda digital. Algumas marcas, no entanto, se viram impedidas de produzir durante esse período de quarentena.

A moda digital já está no presente mas também é o futuro

De acordo com o estudo lançado pelo Criável (Novos Tempos: Como a Moda Digital Impacta a Indústria), a moda digital é um campo amplo e que tem muito a ser explorado. O estúdio traz como vantagens: 1) a geração de zero resíduos, ou seja, é ambientalmente maravilhoso; 2) as pessoas podem viajar, de verdade, sem se preocupar com limitações econômica, de tamanhos ou estéticas, já que no mundo virtual volumes, cores, formas… tudo pode ser criado; 3) o digital já era parte do nosso dia a dia e agora com o isolamento social se tornou ainda mais comum a utilização de aplicativos como Zoom, HouseParty e TikTok, por exemplo. E o Criável, vai mais longe ainda:

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“Já pensou vestir um body da cor da pele como base e  ir acrescentando peças em realidade aumentada por cima dele, podendo trocá-las com apenas um clique, para diferentes ocasiões do dia?”

Eu, particularmente, já amei a ideia ❤️ ❤️ ❤️

Mas relaxa! A moda digital não vai substituir a moda física, que tem anos de tradição. A ideia é que ela funcione como uma aliada, deixando a moda mais sustentável.

Moda Digital: Presente ou futuro?

Algumas aplicações:

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Ainda segundo o report do Criável (Novos Tempos: Como a Moda Digital Impacta a Indústria), moda digital vem sendo aplicada da seguinte maneira:

Filtros, filtros, filtros…

Antes de mais nada, vamos deixar claro que atualmente os rostos são grandes protagonistas nas telas. Pensando nisso, marcas vem investindo em filtros no Instagram, onde é possível ‘usar’ acessórios como chapéus, brincos, óculos…Uma verdadeira democratização da moda, já que muitas vezes não é possível adquirir esses itens fisicamente.

Um exemplo é a primeira marca a ‘brincar’ com realidade aumentada: a Gucci.Em 2019 a marca lançou um app que permitia aos usuários experimentar alguns acessórios. Um dos itens disponíveis no ‘provador online’ era o tênis Ace. O usuário ainda podia customizar ele e após comprar a peça e/ou compartilhar nas redes sociais.

Roupas para games

Uma união entre Designers de Moda e a Indústria de Games é algo que tem futuro. Isso por que há jogadores que realmente pagam por suas novas ‘skins’ (para resumir, como são chamadas as roupas no universo gamer).

Enfim, roupas de marcas como Gucci, Prada e Valentino podem ser baixados de graça em jogos como o Animal Crossing. The Sims, possui contas no Intagram inteiramente dedicadas as ‘skins’ com looks de marcas famosas. A Louis Vuitton foi a primeira marca a se fazer presente nos games, quando em 2016 uma personagem da séria Final Fantasy estrelou uma campanha.

Moda exclusiva para o digital

A marca escandinava Carlings, fez uma coleção totalmente virtual com a ideia de chamar a atenção para o desperdício e cuidados com o meio ambiente. O cliente podia entrar no site escolher uma peça, fazer upload de uma foto sua e comprar a peça que custava 20 euros. Quando a compra é finalizada um designer fará os ajustes necessários na peça virtual e devolverá a foto para o usuário e ele poderá postar essa foto com o novo look nas redes sociais. Genial, não? 😀

Uma marca holandesa, por exemplo, também criou o primeiro vestido de alta costura 100% digital. Ele foi leiloada por nada menos que 9.500,00 dólares. O vestido estará intacto, sem manchas e sem desgaste enquanto o software estiver disponível.

Carlings - Coleção moda digital
Fonte: site Carlings (digitalcollection.carlings.com)

Roupas sob demanda

Por outro lado, pensar em materializar as peças sob demanda, também é uma boa alternativa do ponto de vista econômico e também ambiental já que não gera resíduos de forma desnecessária. Nesse modelo as empresas criam a coleção digitalmente, utilizando 3D e realidade aumentada e fabricam as peças sob demanda. Muito mais simples, e evita desperdício. 😉

Nesse sentido, algumas marcas já vem trabalhando nisso. A Napapijri em parceria com a The Fabricant criou amostras 3D de sua coleção Verão 2020. E isso é só o começo, o designer Timothée Gleize criou uma coleção e um showroom virtual, convidando as pessoas para entrarem no seu mundo.

 

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📺

Uma publicação compartilhada por Timothée GLEIZE (@timotheegleize) em

 

Por fim, é bom lembrar que as fronteiras entre o mundo físico e digital não existem mais. Eles funcionam como um só. Aqui vimos exemplos disso na moda, mas isso se aplica também a outros setores e produtos. 😉

 

Fontes: Criável, London Fashion Week

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