Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Mackenzie discute a Crise nas Big Techs

0

A Crise nas Big Techs está atingindo praticamente todo o mundo diretamente.

- Publicidade -

Especialistas do Mackenzie estão à disposição para comentar todos os aspectos relacionados à crise nas grandes empresas de tecnologia.

Se liga nos desdobramentos dessas temáticas em debate no universo acadêmico e prático.

Talvez você goste de ler também:

“App Velho rico” está enriquecendo mulheres?

- Publicidade -

Marca G-Shock completa 40 anos cheia de novidades!

Aplicativos de velhos ricos e milionários para você conhecer

Mackenzie discute a Crise nas Big Techs

Desde o segundo semestre de 2022, após ascensão do setor que continuava a crescer mesmo em meio a pandemia, as Big Techs, gigantes do ramo da tecnologia, estão enfrentando sua primeira crise econômica em anos. Essa recessão é responsável pela demissão de diversos funcionários de empresas como Twitter, Microsoft, Amazon, Google e META. Ano passado, só nos Estados Unidos, 90 mil funcionários do setor de tecnologia foram demitidos.

Para comentar o assunto, selecionamos alguns especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR) e Brasília (FPMB). Veja a lista de fontes e seus respectivos temas de especialidade e envie e-mail para imprensa_mackenzie@viveiros.com.br.

Principais temas

- Publicidade -

  • Qual a importância da inovação no mercado da tecnologia em tempos de crise econômica?

Vladimir Fernandes Maciel é coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e professor de Ciências Econômicas no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

 

  • A alta dos juros norte-americanos afeta o mercado tecnológico brasileiro?

Pedro Raffy é professor de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

 

  • Como as Soft Skills podem ser cruciais para recolocação no mercado após demissão em massa na área da tecnologia?

Miriam Rodrigues é professora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

Ronaldo Bach é professor de direito Digital pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB)

Demostenes Jonatas é professor de metodologia da Ciência Economia aplicada ao Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB)

 

  • Quais as práticas de governança utilizadas nas big techs? O ESG está sendo respeitado no desligamento de funcionários das empresas de tecnologia?

Milton Hummel é professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

Eduardo Fayet é professor da pós-graduação de Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).

 

  • Como o pós-pandemia afetou o orçamento das empresas de tecnologia? De que forma as demissões em massa prejudicam financeiramente as Big Techs?

Josilmar Cordenonssi é professor de Finanças e Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

 

  • Quais direitos são garantidos no modelo de contratação utilizado pelas big techs? Funcionários demitidos estavam em qual modelo de contratação? 

Ivandick Rodrigues é professor de Direito Trabalhista da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

Kelly Amorim é professora de Direito do Trabalho pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB).

 

  • A recente crise nas Big Techs e o destaque no desenvolvimento das IAs podem levar à substituição dos profissionais de TI?

Mauro Junior é professor de Robótica no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília.

 

  • Crise na Indústria de Anúncios: Cortes nas publicidades impactam as grandes empresas de tecnologia, como META e Alphabet (proprietária da Google).

Mariana Munis é professora de Marketing e especialista em Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campinas.

 

  • Mesmo enfrentando crise no setor, a Microsoft investe 10 bilhões de dólares na OpenAI, responsável pelo Chat GPT – setor da tecnologia aposta em uma retomada da crise pela nova inteligência artificial.

Valéria Farinazzo Martins é professora do Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo.

 

  • Por dentro dos bastidores: por que as big techs estão demitindo os seus colaboradores?

Rubens Moura é professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • Como a demissão nas big techs podem afetar a carreira de um profissional?

Mauro Felix é professor de psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • Quais são os caminhos para os colaboradores que perderam o emprego nas big techs? Confira as alternativas.

Nayara Cardoso é professora de recursos humanos e coordena o Núcleo de Gestão Aplicada da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander: de que formas as big techs impactaram os serviços prestados por instituições financeiras?

Rubens Moura é professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Gabriela Barreto é professora de ciências contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • GAFA – Google, Amazon, Facebook e Apple. Qual é a importância dessas e de outras big techs para o mercado?

Agostinho Varandas é professor de administração e coordena a empresa júnior da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • Vale a pena investir no mercado de tecnologia e nas big techs?

Rubens Moura é professor de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Nayara Cardoso é professora de recursos humanos e coordena o Núcleo de Gestão Aplicada da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

  • Quais são os seus direitos após a redução de funcionários nas big techs?

Sergio Mouta é professor de direito do consumidor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

 

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está na 71a posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa Times Higher Education 2021, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Comemorando 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde.

A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri – SP), Brasília (DF) e Palmas (TO).

Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.

Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.