Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Lipedema: a autoestima através da moda e valorização da individualidade

Consultora de imagem utiliza a moda como aliada para lidar com a condição de Lipedema

0

Lipedema: a autoestima através da moda e valorização da individualidade

- Publicidade -

Você precisa fortificar a sua autoestima através da moda e, consequentemente valor a sua individualidade, aponta consultora de imagem

 

Não é incomum que o diagnóstico de doenças femininas seja negligenciado, resultando em um longo atraso para as mulheres descobrirem seu quadro. Isso é especialmente verdade no caso do lipedema, uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura no tecido adiposo, principalmente na região das pernas. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Lipedema, as causas são desconhecidas, mas há pesquisas que associam a condição à genética.

Camile Stefano, consultora de moda e imagem, foi diagnosticada há pouco mais de um ano e, desde então, tem trabalhado para conscientizar mais mulheres sobre a doença e oferecer consultoria para pessoas que sofrem com as alterações corporais causadas por ela.

 

Sobre o lipedema

- Publicidade -

O lipedema é uma condição crônica que afeta o tecido adiposo, resultando no acúmulo excessivo de gordura nas pernas e, às vezes, nos braços. Isso leva a uma aparência desproporcional do corpo, com pernas volumosas e desconforto. O lipedema não está relacionado ao peso ou falta de exercício, sendo frequentemente uma condição hereditária. Embora não haja cura, o tratamento inclui terapia física, uso de roupas de compressão e, em casos graves, cirurgia. É importante buscar um médico especialista para um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis.

 

O lipedema, frequentemente confundido com obesidade, é uma condição complexa que afeta uma em cada dez mulheres no mundo e que requer um tratamento específico. Além das dores, desconforto e dificuldade de mobilidade, também pode impactar negativamente a autoestima devido às alterações na aparência física. “No meu caso, mesmo após perder peso, ainda sentia desconforto devido à desproporção do meu corpo. Foi necessário passar por um processo de aprendizado e trabalhar na forma como destacar minhas características positivas para finalmente me sentir confortável e compartilhar o conhecimento adquirido”, relata Camile.

Talvez você goste de ler também:

Especialista dá dicas de harmonização de vinhos com sopas e comidas de inverno, confira

Está de aniversário? Confira tudo o que você tem direito DE GRAÇA nesse dia

- Publicidade -

A consultora ressalta a importância de adotar estratégias essenciais para compreender cada corpo individualmente e descobrir como a moda pode ser utilizada para fortalecer a autoestima. Segundo ela, “é crucial ir além dos cinco tipos de corpos convencionais (retangular, oval, triângulo, ampulheta e triângulo invertido) e adotar um trabalho humanizado, levando em consideração as características de cada pessoa”.

Camile encontrou abordagens especiais para lidar com o desconforto que suas pernas causavam, que antes a levavam a escondê-las. Com a experiência como especialista em imagem, descobriu estratégias eficazes. “Passei a optar por usar saias e vestidos com formatos diferenciados, blusas que valorizam a parte de cima do corpo e, principalmente, busco adicionar uma terceira peça para compor um visual confortável”, explica.

Apesar da importância do conforto para amenizar os sintomas, Camile ressalta que não é necessário abrir mão do hábito de se arrumar. “Muitas vezes esquecemos de nós mesmas e colocamos nossos diagnósticos à frente da nossa autoestima, mas não devemos deixar de usar as roupas e acessórios a nosso favor. A moda pode ser vista como elemento importante para fortalecer a confiança e o amor próprio”, finaliza.

Sobre a Camile Stefano

Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa.

Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.