Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Lições sobre posicionamento de marca para aprender com o BBB23

0

Para melhorar a imagem e a comunicação das empresas, Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, lista os principais ensinamentos que os empreendedores podem tirar do reality show e colocar em prática nos negócios. Bora conferir essas lições sobre posicionamento de marca para aprender com o BBB23.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também:

BBB23: RELACIONAMENTO TÓXICO DE BRUNA E GABRIEL

BBB23 O FRED É UMA LENDA, MEU DEUS

O que podemos aprender com o BBB23?

Não é à toa que o Big Brother Brasil, transmitido pela TV Globo, completa mais de duas décadas de programa, chegando à sua 23ª edição neste ano. Ao vivo e 24h por dia, a casa mais vigiada do Brasil desperta o interesse e a curiosidade do público, que acompanha diariamente as intrigas, polêmicas e fofocas entre os participantes. Muito além do entretenimento, o engajamento que a atração promove é tamanho que se transformou em um importante meio de comunicação e divulgação no mercado. “O BBB se tornou uma poderosa vitrine para as marcas e os integrantes do reality show. No marketing, a gestão de marca do programa acontece em dualidade, abrangendo desde o perfil físico dos participantes e apresentadores, até o caráter jurídico das marcas patrocinadoras e do show em si”, explica Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.

- Publicidade -

Com tantas intrigas e fofocas, é inevitável se deparar com algumas polêmicas ao longo do jogo, sendo fundamental que os jogadores tenham clareza e opinião para assegurar a permanência no programa e conquistar a empatia e simpatia do público. “Além dos participantes, quando uma marca decide ingressar no BBB, seja como patrocinadora ou em uma ação pontual, ela precisa estar ciente da necessidade de posicionamento diante das questões e temas que surgem durante o game. Essa exigência também se estende para temáticas atuais do mercado”, comenta o especialista. De acordo com ele, empresas e personalidades que investem em Branding têm mais chances de assegurar que o público e os clientes entendam o seu posicionamento, visto que a estratégia potencializa a relevância da organização, aumenta a visibilidade no mercado e constrói uma comunicação de valor, a qual influencia na sua identidade, reputação e atuação perante o público.

3 coisas para aprender com o BBB23

À seguir, o fundador da AQR1 segmenta três temas importantes sobre posicionamento e gestão de marcas que os empreendedores podem aprender com o Big Brother Brasil 23 para colocar em prática nos negócios. Confira, abaixo:

1.Estratégias de mercado e no jogo

Assim como os jogadores confabulam planos entre os grupos para garantirem a sua permanência no jogo, as marcas também devem criar estratégias para assegurar sua relevância e evidência no mercado. “Para divulgar sua imagem, é preciso investir tempo e dinheiro no processo, seja no BBB ou em qualquer veículo de comunicação. Além do marketing, contar com uma assessoria de imprensa é indispensável para nortear quais são as melhores ações e estratégias para conquistar uma imagem de valor e relevância diante do público e dos clientes”. No caso do reality show, o especialista indica que as provas e ações do jogo são poderosas ferramentas para a marca transmitir seus valores e propósitos para o público, além de mostrar a capilaridade de seus produtos e serviços, sendo uma maneira interativa e dinâmica de comunicar isso aos espectadores.

- Publicidade -

2. Análise de comportamento das marcas e dos jogadores

“Antes de tudo, é preciso ter em mente que conquistar uma imagem de relevância leva tempo, persistência e construção, sendo fundamental que as estratégias estejam fundamentadas em bases sólidas, onde os valores, propósitos e objetivos estejam claros e assegurados. Caso contrário, a confiança e a fidelidade do público podem ficar abaladas”, complementa. De acordo com Igor, a forma como a marca e/ou a personalidade se comunicam com o público é o que dita o seu relacionamento com ele. “O Branding é um dos requisitos principais para que uma empresa ou personalidade consiga criar diferenciais competitivos que sejam capazes de driblar a concorrência e agregar valor à imagem, seja no mercado ou no jogo”, complementa.

3.Redes sociais: aliadas ou inimigas?

Ainda que o BBB 23 seja destaque na programação da TV, o programa ganha o pódio nos trending topics das mais variadas redes sociais, onde os fãs, haters e as equipes dos jogadores marcam presença para comentar, confabular e debater sobre o jogo.

“Não só no caso do reality, mas em qualquer estratégia de divulgação, as mídias sociais são importantes ferramentas para medir o engajamento, opiniões e envolvimento do público com a marca”, ressalta o fundador da AQR1. Segundo ele, cabe aos profissionais e a equipe utilizá-las de maneira inteligente e criativa para ampliar a comunicação com os clientes e espectadores. “Marcar presença nas redes sociais é uma forma de aproximar o público da marca ou da personalidade em questão. Além de ser um meio que permite o posicionamento sobre as críticas e opiniões, também pode ser utilizado como uma extensão para compartilhar conteúdos diferentes como rotina, bastidores e curiosidades que aproximam, ainda mais, os espectadores”, finaliza Igor.

Acima de tudo temos muito a aprender com o BBB23 e os fenômenos comunicacionais que acontecem no reality show. Pensar estrategicamente, analisar o comportamento das marcas e pessoas bem como as redes sociais, são belas reflexões e lições sobre posicionamento de marca para aprender com o BBB23.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente.

Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

fonte: agenciabrands

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.