Higiene do sono: como dormir melhor
Ter um sono regulado tem se tornado cada vez mais difícil. Isso não é apenas uma observação baseada em achismos, mas em evidências. De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo menos 76% dos cidadãos brasileiros possuem alguma queixa relacionada ao seu sono. Contudo, há uma boa notícia para aqueles que tem dificuldade na hora de pegar no sono. Ela é a higiene do sono, um grande aliado para melhorar esta situação e vai te ajudar a dormir melhor. Ficou interessada (o)? Continua lendo o post que a gente te explica mais sobre isso.
Talvez você goste de ler:
3 dicas para se manter nas redes sociais sem pirar
5 coisas para deixar seu dia mais leve, produtivo e feliz
Mas, o que é higiene do sono?
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre esse assunto, provavelmente você está se sentindo perdido. Mas, a higiene do sono nada mais é do que alguns comportamentos rotineiros que, de alguma forma, fornecerão maior qualidade em seu descanso.
Diante disso, colocar em prática os hábitos corretos contribuirá muito na hora de evitar distúrbios do sono. Como, por exemplo: terror noturno, sonambulismo, insônia, síndrome das pernas inquietas e muitos outros.
Qual a importância do sono?
Primeiramente, antes de abordarmos como realizar este procedimento, precisamos compreender que dormir é uma atividade necessária para nosso corpo. Da mesma forma que precisamos nos alimentar e praticar exercício físico, nosso corpo requer este tempo de descanso.
Então, aqueles que o evitam, saibam que cansaço mental e problemas de memória surgirão ao longo desta prática. Além disso, quem possui dificuldade para dormir no dia a dia possui grande probabilidade de desenvolver diabetes e outras complicações cardiovasculares. Ou seja, já ficou claro o quanto o descanso é importante para nossa saúde tanto física quanto mental, né?
Colocando em prática
Já vimos que a higiene do sono consiste na prática de alguns hábitos saudáveis e que irão, consequentemente, relaxar o nosso corpo. Pode parecer difícil no começo, mas, não desista, você verá ao longo do processo os frutos do seu esforço.
Confira alguns dos hábitos abaixo:
1. Tenha um horário para dormir
Nosso corpo possui a capacidade de identificar hábitos. Mas, quando não possuímos nenhum horário determinado para dormir, isso acaba se tornando um obstáculo. Por esse motivo, procure estabelecer um horário para dormir e acordar diariamente.
2. Evite alimentos estimulantes
Talvez você não saiba, mas os alimentos que você come antes de dormir podem influenciar diretamente no seu sono. Por essa razão prefira comer alimentos leves, fáceis de digerir. Ainda, evite bebidas estimulantes, como café, chá preto e refrigerantes também.
3. Exercícios no momento certo
Há inúmeras comprovações sobre os benefícios dos exercícios físicos para nossa saúde. No entanto, para aqueles que possuem certa dificuldade na hora de dormir, é bom evitar realizar exercícios no período noturno.
4. Diminua o uso dos eletrônicos
Diminua o uso dos eletrônicos na hora de dormir. Certamente essa pode ser uma das dicas mais importantes desta lista. Isso porque reduzir as luzes, o som de televisores e demais aparelhos duas horas antes de descansar é uma maneira de acostumar seu corpo a novos hábitos.
5. Local confortável
Embora possa ser meio óbvio, é necessário reforçar que você precisa possuir um local confortável para descansar de um dia trabalhoso. Com certeza você não irá se arrepender.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Fonte: Blog da Pantys