Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Conheça esses 5 conceitos sobre a Dislexia explicados por especialistas da ABCD

DISLEXIA: Entenda um pouco mais sobre o transtorno de aprendizagem

0

Você conhece esses 5 conceitos sobre a Dislexia? O Instituto ABCD explica

 

- Publicidade -

A dislexia, um transtorno específico da aprendizagem que compromete habilidades básicas de leitura, tem um impacto importante na sociedade. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, ela pode afetar entre 5% e 15% da população mundial, posicionando-se como um desafio importante na vida da pessoa que não possui o acompanhamento adequado.

Ainda que seja uma realidade relevante, a dislexia permanece desconhecida por grande parte das pessoas, e frequentemente é confundida com outras dificuldades.

Para promover a conscientização sobre o tema, o Instituto ABCD, uma organização social sem fins lucrativos que se dedica a divulgar conhecimentos cruciais para a qualidade de vida das pessoas com dislexia no Brasil, compartilha cinco conceitos esclarecedores sobre o transtorno.

Talvez você goste de ler também:

- Publicidade -

Design e decoração: Pintura geométrica para criar ambientes divertidos e cheios de personalidade

Alô criançada, o Bozo chegou! O palhaço mais querido dos anos 80 volta em encontro nostálgico do SBT

O que é Branded Content e como você pode usar esta estratégia na sua empresa e negócio ainda em 2023

DISLEXIA, precisamos entender melhor isto!

1. Desafio e superação

- Publicidade -

Para aqueles que enfrentam a dislexia, as palavras podem se transformar em um labirinto desafiador. A leitura e a escrita, que muitas vezes são tarefas cotidianas, podem se converter em obstáculos complexos, gerando frustração e uma sensação de desafio constante.

A dislexia pode envolver dificuldades na decodificação de palavras, na fluência da leitura e na ortografia, afetando o processo de aprendizagem e o acesso ao conhecimento. No entanto, ao entender e enfrentar esses desafios, é possível desencadear um incrível potencial de superação e crescimento pessoal.

2. Diagnóstico feito por equipe multidisciplinar

Não há apenas um profissional específico que possa diagnosticar uma pessoa com dislexia. Uma equipe multidisciplinar, composta por professores, fonoaudiólogos, neuropediatras e psicopedagogos, é ideal para guiar o processo de diagnóstico e definir tratamentos eficazes para a pessoa com o transtorno da aprendizagem.

 

3. Dislexia em todas as fases da vida

É durante a infância e a fase de alfabetização que a dislexia pode se manifestar de maneira mais evidente, afetando diretamente o desenvolvimento educacional. Entretanto, é um desafio constante que persiste por toda a vida. Para que pessoas com dislexia desenvolvam ferramentas e habilidades adaptativas, é extremamente importante que tenham suporte adequado.

4. Habilidades potencializadas

A dislexia não é uma doença e, por isso, não tem cura. Mas com um diagnóstico apropriado, uma intervenção de alta qualidade e apoio emocional é possível alcançar sucesso na escola, no trabalho e na vida. É fundamental saber que as pessoas com dislexia têm consigo um conjunto de habilidades que podem ser verdadeiros trunfos em várias esferas da vida.

Muitos possuem pensamento criativo e visual excepcionais, facilidade em enxergar soluções únicas para problemas complexos, capacidade para pensar fora da caixa, associando ideias e conceitos de maneiras inovadoras. Para potencializar essas habilidades, é fundamental que vivam em ambientes de aprendizado que valorizem e estimulem seu desenvolvimento. Um exemplo notável é a escritora Agatha Christie, que possui dislexia e se tornou um ícone literário de renome mundial.

 

5. Suporte escolar é essencial

A Lei 14.254/21, aprovada em dezembro de 2021, garante o acompanhamento integral e específico para alunos com dislexia, TDAH e outros transtornos de aprendizagem. O suporte escolar é indispensável para assegurar que crianças com dislexia superem as barreiras na aprendizagem, consigam ser alfabetizadas e se desenvolvam plenamente no processo educacional.
Com as informações corretas, é possível eliminar barreiras, apoiando de maneira eficaz aqueles que vivem com essa condição.

 

Para entender mais sobre dislexia e transtornos específicos da aprendizagem, entre no site do iABCD ou confira suas redes sociais.

 

Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Google Notícias e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.