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8 dicas para uma comunicação assertiva

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Já falamos aqui sobre inteligência emocional e os tipos de comunicação: passiva, assertiva e agressiva. Entendemos, desse modo, que a comunicação assertiva é aquela onde a pessoa consegue se expressar e demandar respeito sem intimidar ou passar por cima de ninguém. Ou seja, traz muitos benefícios, uma vez que deixa a comunicação mais clara e não gera atritos. Por isso, trazemos a seguir 8 dicas para uma comunicação assertiva.

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Mas, antes é bom lembrar que nenhuma mudança acontece do dia para noite. A prática e os cuidados diários com os nossos pensamentos e ações podem nos fazer mudar e melhorar 😉

8 dicas para uma comunicação assertiva

1 – Valorize você mesmo e sua história

Um pouco de auto conhecimento é necessário aqui. É importante que você se conheça e saiba o que quer e quais são seu limites, bem como seus direitos. Isso é importante para você saber se posicionar e comunicar isso aos demais.

Entre outras palavras, acreditar em você mesmo e entender a sua importância em uma equipe de trabalho, por exemplo, irão aumentar sua autoconfiança, o que é importante para o comportamento assertivo. Pois isso faz com que você saiba como merece ser tratado, além de te dar confiança para buscar seus direitos e coisas melhores para si mesmo.

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2 – Se expresse com confiança e utilize a emoção com sabedoria

Não é uma boa ideia esperar que os outros reconheçam nossas necessidades. Podemos esperar muito tempo ou quiçá a vida toda. Por isso, é melhor verbalizar o que queremos. E isso vale tanto para vida pessoal quanto para profissional.

É importante expressar suas vontades e desejos demonstrando confiança. Para conseguir isso, você pode traçar metas e objetivos de maneira clara para si mesmo antes de comunicar aos demais.

Outra questão importante aqui é saber utilizar a emoção com inteligência. Por exemplo, se você está pedindo para alguém te ajudar em um projeto ou até mesmo contando uma história é bom que você pareça empolgado. Esse entusiasmo mostrará as pessoas que você acredita no que está falando. Ou seja, se você estiver envolvido pelo que está contando, será mais fácil que os outros achem interessante e prestem atenção no seu pedido ou história.

3 – Entenda que você não pode controlar as outras pessoas

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Essa dica pode parecer banal, mas é isso mesmo. Não podemos controlar pensamentos, anseios e atitudes dos outros. Portanto, se alguém agir com você de maneira agressiva ou ressentida é bom evitar utilizar a mesma forma de comunicação com essa pessoa.

A única pessoa que você pode controlar é você mesmo. Então, cuide do seu próprio comportamento e mantenha a calma para resolver possíveis conflitos (isso também faz parte da comunicação assertiva).

4 – Vá direto ao ponto

Um dos pontos importante da comunicação assertiva é uma comunicação clara. Portanto, vá direto ao ponto. Evite usar palavras difíceis e dar milhões de voltas para se expressar, afinal ninguém consegue ficar muito tempo ouvindo e muito menos confiar em uma personificação do gerador de lero lero.

No entanto, é necessário cuidado aqui: existe uma linha tênue entre ser direto e agressivo. Mantenha o respeito, a calma e evite fazer julgamentos ou impor suas ideias de maneira arrogante.

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5 – O corpo também fala

É importante prestar atenção na sua linguagem corporal, pois é bem comum a boca dizer sim e o rosto dizer não. Entre outras palavras, nosso corpo costuma expressar o que estamos sentindo e pensando.

Por exemplo, não adianta nada você falar de maneira firme se ficar cabisbaixo. Tente ficar confortável, utilizando uma postura ereta e olhando nos olhos da pessoa com quem está falando.

Do mesmo modo, é importante observar a expressão corporal da pessoa com quem você está converssando. Ali, pode ficar evidente se a conversa está agradando ou não.

6 – Você não é o centro do universo

Por falar em prestar atenção na expressão corporal do outro, aqui vai outra dica: tenha empatia. Observe as pessoas ao seu redor e perceba se elas de fato estão entendendo o que você está falando. Isso está sendo um monólogo ou uma conversa?

É importante deixar as pessoas participarem da conversa e exporem suas opiniões sobre o que está sendo debatido. Afinal, um dos pontos chaves da comunicação e comportamento assertivo é ter respeito e não passar por cima de ninguém.

7 – O bom humor pode mudar o mundo (e a sua comunicação também)

Já falamos ali em cima e nesse outro texto que a pessoa assertiva geralmente está confortável e relaxada nas situações. E você quer exemplo melhor para demonstrar isso do que usar do bom humor?

Pessoas bem humoradas geralmente conseguem manter a atenção do ouvinte, além de tornar a conversa mais agradável. Porém, é importante conhecer a pessoa com quem você está falando para ter certeza de que esse senso de humor será bem aceito.

E lembre-se: equilíbrio é tudo! Não exagere e evite aquelas piadinhas de mau gosto ou de tiozão.

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8  – Você pode usar algumas técnicas

Existem algumas técnicas de comunicação assertiva que podem te ajudar a desenvolver ela, como:

  • Utilize o ‘eu’ nas suas conversas. Frases como ‘eu quero’ e ‘eu preciso’ trazem afirmação e confiança.
  • Já falamos que tudo é equilíbrio, né? Então lembre-se disso quando for usar as palavras ‘sempre’ e ‘nunca’.
  • No seu discurso utilize fatos e não julgamentos.
  • Tenha empatia e tente compreender como o outro está vendo aquela situação.

Conclusão

Finalmente, mudar qualquer hábito requer paciência e persistência mas, com certeza, o esforço vale a pena no final. Uma comunicação assertiva garante uma vida mais leve com menos atritos e com mais respeito com você mesmo e com os outros.

 

Fontes: Caio César via Voitto e Jhonattan Almeida Müller
Imagem destacada: freepik.com

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