Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Cristiano Ronaldo x Coca-Cola: uma aula de branding pessoal

0

A essa altura do dia de hoje você já deve ter ouvido falar sobre a suposta treta do Cristiano Ronaldo x Coca-Cola. Caso não saiba, a gente explica tudo aqui nesse outro artigo. Pois afinal, agora, queremos falar por que essa retirada de garrafas é uma baita aula de branding pessoal.

- Publicidade -

Cristiano Ronaldo é um jogador que possui uma vida muito ligada ao treino e a hábitos saudáveis. Ou seja, ele preza muito pelo preparo físico e sua vida inteira foi assim. Desse modo, o refrigerante (bebida que, comprovadamente não é saudável) não está de acordo com a visão de mundo e os valores dele. Resumindo, não faz o menor sentido os dois estarem juntos em uma cena.

Exagerando um pouco no exemplo, é praticamente como chamar uma pessoa vegana para fazer propaganda das carnes de um frigorífico. Mas enfim, voltando a questão Cristiano Ronaldo.

Era só ter deixado as garrafas no lugar, ué

Claro, ele poderia ter entrado na sala, respondido as questões dos jornalistas, e deixar as garrafas lá. Não precisaria nem tocar nelas e provavelmente ninguém ia estar comentando sobre o fato de ele ter aparecido ao lado de duas garrafas de refrigerantes. No entanto, vale lembrar que tudo que se faz, bem como tudo que se deixa de fazer impacta em nosso branding pessoal. Ou seja, o simples fato de ele deixar as garrafas na mesma cena que ele, iriam vincular a imagem da pessoa dele ao de um refrigerante que passa bem longe do estilo de vida que ele leva e propaga por aí.

As pessoas não se conectam com ele apenas pelo fato dele ser um bom jogador, mas sim com todos os símbolos que ele transmite em seus pontos de contato. E, bem, aquela coletiva de imprensa era um ponto de contato. Naquele momento, ele deixou bem claro, como o estilo de vida saudável é algo importante pra ele. Ou seja, está intrinsicamente ligado a pessoa dele e consequentemente a sua marca pessoal.

- Publicidade -

Por fim, branding pessoal é padrão e repetição. É usar de forma consciente os símbolos que traduzem quem você é, seus valores e tudo que você deseja transmitir. Por meio disso é que se faz uma verdadeira conexão com as pessoas. Então, não, ele não poderia ter deixado as garrafas lá. 😉

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.