Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Moda: Conheça o estilo Old Money

2

Um estilo vem chamando a atenção, principalmente no Tik Tok: o Old Money. Em uma tradução literal significa ‘dinheiro antigo’, ou seja, estamos falando de um estilo que seria característico da elite herdeira de grandes fortunas. Na Europa esse estilo está ligado a títulos de nobreza. Já nos Estados Unidos, essa estética está ligada a famílias que conseguem traçar seus ancestrais, até chegar a alguém que realizou um fato importante, como a fundação de uma cidade, por exemplo. Você lembra dos fictícios van der Woodsens em Gossip Girl? Pois bem, essas famílias tradicionais da 5ª Avenida de Manhatan. Conheça agora o que é o estilo Old Money.

- Publicidade -

@oldmoneyaa #fyp #oldmoney #oldmoneyoutfits #oldmoneyaesthetic #foryou #fypシ #foryoupage #fypage #oldmoneylifestyle #itgirl #itgirlaesthetic #wealthy #chanel #billionaires #dreamlife #marryrich #oldmoneylife #classygirlswearpearls #classygirls ♬ maneater – vi

O que é estilo Old Money?

Primeiramente, se falarmos em cenários relacionados a esse estilo são lugares que nós veremos só em filmes. Mansões, carros luxuosos, casas de campo, jardins com fontes e estátuas renascentistas e por aí vai. Mas essa estética sempre esteve presente também na moda das pessoas que possuem esses bens. Roupas feitas com tecidos de seda e cashmere e peças como blazers, ternos sob medida, blusas gola alta, sapatos oxford, entre outros, fazem parte dessa estética. Para completar, temos os acessórios, como broches antigos, luvas de couro, chapéus, lenços de seda, entre outros.

Os cortes e modelos das roupas são inspirados em esportes da elite, como golfe, tênis e hipismo. Ou seja, é um vestir mais elegante, que dá ênfase aos cortes e tecidos. Além disso, cores como off white e bege dominam essa tendência.

- Publicidade -

Os looks de forma geral passam a ideia de conservadorismo e elegância o que cria um paradigma com a estética y2k. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Pois bem, os dois estilos vem sendo levantados e sustentados pela geração Z.

As contradições do estilo Old Money

É realmente irônico ver a mesma geração trazendo de volta duas tendências tão opostas, mas também é claro que existe público para todas elas. Nesse caso, podemos entender que o resgate do Old Money traz a ideia de estabilidade financeira, bem como um fuga da realidade. Além disso, o sucesso de séries como Bridgerton, The Crown e até mesmo Gossip Girl que acabou de ganhar um remake, também acabam por influenciar o sucesso dessa moda.

- Publicidade -

No entanto, outras pessoas veem esse estilo como desatualizado e desconexo com a maioria das pessoas no mundo. Ainda, ele pode ser entendido como uma resposta ao ‘New Money’, que é uma estética mais extravagante, popularizada pelo ‘novos ricos’. E como já sabemos, a elite sempre usou sinais para simbolizar seu status social. Sinais esses que só quem faz parte da mesma classe social consegue interpretar. Para ter uma ideia de como isso acontece é só olhar a repercussão daquele tênis da Balenciaga.

Nesse caso, o questionamento quanto ao estilo Old Money vai de encontro com os novos milionários que surgiram no início desse século. Artistas, que até então vinham de cenários marginalizados, começaram a ter acesso a marcas de grifes. Até então, essas marcas eram exclusivas de jovens herdeiros brancos.

Conclusão

Esse é um estilo que pode ser excludente, uma vez que as pessoas que fazem parte dele saberão identificar quem realmente é parte e quem está apenas tentando se encaixar ali. Por outro lado, nós todos somos livres para vestirmos o que quisermos, bem como testar novos estilos. Sendo assim, o mais importante é saber interpretar esse estilo e conseguir aplicar ele no que você veste no dia a dia.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Fonte: Steal the Look e We Fashion Trends
2 Comentários
  1. […] no gosto popular e vem influenciando muitas coisas entre tendências e consumo, já ouviu falar da estética Old Money, por exemplo? O background dessa série é o período histórico da Regência londrina, época […]

  2. […] Moda: Conheça o estilo Old Money […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.