Confira estas 8 características encontradas em pessoas criativas
Primordialmente, a criatividade tem assumido um papel importante nos dias atuais, tanto para a criação de conteúdo, como para encontrar maneiras de contornar situações da melhor forma possível. Confira aqui estas 8 características encontradas em pessoas criativas.
Pessoas criativas costumam destacar-se por possuir diversas características e qualidades diferentes dos indivíduos menos criativos. Mas é claro que o grau e o tipo de criatividade varia de pessoa para pessoa, sendo assim, nem todas pessoas criativas possuem todas as características que serão citadas na matéria.
Talvez você goste de ler:
Conheças as 3 melhores plataformas para criar GIFs sem programa
Aumente a sua criatividade utilizando seu tempo livre
Confira agora, 8 características presentes em pessoas criativas:
1. Acalmar a mente
Algo semelhante entre os indivíduos criativos é a sua habilidade de conseguir produzir quando se está relaxado, quando não está em um cenário caótico mentalmente. Assim, isso acontece porque quando estamos em um estado de paz e tranquilidade, nossa mente consegue estimular pensamentos e certas imagens que estavam impedidos de aparecer devido a grande agitação, e agora fluem de maneira livre, levando até o nível consciente.
2. Análise e síntese
Neste ponto abordaremos sobre conhecimentos extras. Pessoas que possuem diversos interesses e buscam sobre diversos assuntos, conseguem ser bem-sucedidas em seu processo criativo.
Assim, a medida que alimentamos nossa mente com uma grande variedade de conteúdos, a chance de fluir ideias de qualidades acaba sendo bem maior, e isso resulta em algo constante na vida do indivíduo criativo.
3. Percepção e solução
A compreensão dos fatos pode ser uma grande aliada na hora de colocar em ação as ideias, além da habilidade de sintetizar. Isso porque o indivíduo possui a facilidade em fragmentar as dificuldades em pequenas porções, enfrentando uma por uma, até que ela seja completamente extinta.
Outro benefício desta característica é a facilidade tomar atitudes criativas, e ver qual delas se encaixa da melhor forma possível.
4. Curiosidade
O processo de desenvolvimento da criatividade está nos conflitos, em problemas que aparentam não haver solução, pois é nesta hora que nossa criatividade entrará em teste. Portanto, praticas como: Escutar, Quadro de Ideias, Brainstorming, Incubação, são alguns métodos que fazem a criatividade fluir em meio á busca de soluções para problemas e conflitos.
Então, não é por acaso que Martinho Lutero afirmou: “Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema”.
5. Flexibilidade:
Pessoas criativas costumam ter grande flexibilidade de raciocínio, e conseguem enxergar os vários ângulos de um problema. Assim, Geralmente elas adaptam-se rapidamente a mudanças, novas circunstâncias, e caso isso aconteça, não abandonam sua linha de raciocínio, substituindo rapidamente por outra. Tendem a examinar, estudar as situações para achar a melhor solução.
6. Motivação
Pessoas com grande capacidade de criatividade, costumam gostar de criar. E elas criam simplesmente por sentir necessidade disso, e o desejo e a motivação de criar são elementos básicos para elas. Assim, mesmo com obstáculos e dificuldades no caminho, eles seguem seus estímulos internos e não desistem, sendo movidos por entusiasmos internos.
7. Originalidade
A pessoa criativa tende a ser original em suas criações, livres de estereótipos. Assim, eles imaginam soluções diferentes, únicas e avançadas para qualquer problema que possa surgir em todos os âmbitos pessoais e profissionais. Sua visão vai muito além, e conseguindo assim enxergar além das limitações impostas por regras, quebrando paradigmas.
8. Raciocinar por metáforas
Segundo pesquisas, nós usamos de 3 a 4 metáforas por minuto, através de simbologia, analogias e comparações. Elas são muito usadas por pessoas criativas, sendo um instrumento muito útil no trabalho criativo, seja qual for a área. Ela é extremamente importante na nossa comunicação diária.
O GPS, por exemplo, é uma metáfora. Você sabia? Pois embora ele não seja uma cidade, ele representa a estrutura de uma cidade, o que nos permite encontrar facilmente um endereço desejado.
Em suma, ser criativo é se arriscar, buscar melhoria, desenvolver e aprimorar técnicas.