Como ser criativo(a) com palavras?
Muitas pessoas acreditam que é necessário “nascer com um dom” para desenvolver determinadas tarefas, como desenhar bem, praticar algum esporte, aprender outro idioma ou até mesmo ser criativo. No entanto, a realidade é que ninguém nasce abençoado com um dom divino e começa a fazer as coisas com uma maestria fora do comum.
Talvez você goste de ler:
Obviamente, existem pessoas que possuem facilidade devido a determinadas inteligências. Porém, em tese, para ser bom em diversas tarefas é necessário praticar muito. Inclusive, para ser criativo, é necessário ter prática e seguir alguns passos, uma vez que não se nasce criativo.
É possível sim se TORNAR CRIATIVO!
Desse modo, para construir uma mente criativa, é necessário fazer as perguntas certas. Antes de tudo tente entender: quais os fatores que impedem você de ser criativo?
Vamos ajudar, normalmente são fatores como:
- pouco conhecimento sobre o que está fazendo ou o assunto que está falando
- poucas referências
- “visão fechada”, você pode estar olhando sempre para as mesmas coisas, da mesma forma.
- pouca inspiração
- falta de exercícios de criatividade
- medo de tentar o novo
- medo de julgamento
Entendendo esses motivos, tudo o que você pode tentar é trabalhar em cada um deles.
Tente ignorar fatores como distração, visto que o foco é um dos principais motores da criatividade. Além disso, é necessário estudar muito a área que você quer seguir, tornando-se quase um expert desse segmento, uma vez que o pleno entendimento é essencial para ter ideias “fora da caixa”. Então, leve em consideração que precisa de tempo para aprender.
Outro fator extremamente importante no processo de criatividade é a dúvida. De fato, o questionamento, a dúvida, as perguntas de forma geral, são fundamentais para uma mente criativa. Lembre, sem questionamento, é impossível mudar a realidade.
Mude, escolha caminhos novos. Nós gostamos de rotina, porém, ela vem com um preço: deixar o nosso cérebro acostumado e preguiçoso. Tente fugir um pouco da rotina, preste atenção à essa fuga, e verá que sua criatividade vai dar as caras.
Destarte, um dos fatores mais importantes, sem sombra de dúvidas, é não possuir medos das críticas. O medo das críticas pode acabar completamente com uma mente criativa.
Críticas, na maioria das vezes, servem mais para o aprimoramento de ideias do que para acabar com elas. Isso é um fato, das críticas nascem novas oportunidades que podem acabar impulsionando seu projeto a outro patamar.