Como comunicar projetos e ideias de forma clara e eficiente
Você já teve algum projeto em sua mente que pareceu incrível, porém, na hora de comunicar ele você acabou travando? Ou ainda, você precisa fazer uma apresentação direta e concisa, e quer que seu público compreenda claramente o que deseja transmitir, mas não sabe por onde começar? Bom, aprenda agora como comunicar projetos e ideias de forma clara e eficiente.
Qual o seu tipo de comunicação?
4 dicas de como melhorar a sua comunicação no trabalho
Como comunicar projetos e ideias da melhor forma
Foque no POR QUÊ
Primeiramente, saiba que é necessário ir com calma, e deixar que seu público alcance a ideia naturalmente, como se você estivesse plantando uma semente.
Ao que se sabe, a grande maioria das pessoas gosta de compreender o que está por trás da ideia ou por qual motivo a informação ou a ideia são importantes. Ou seja, explicar o por quê das coisas pode deixar seu público mais interessado no que você tem a contar.
Isso faz referência ao círculo dourado de Sinek, que possui três perguntas: Por que? Como? E o que?. E ele tem como objetivo auxiliar muitas pessoas na hora de comunicar suas ideias ou desenvolver seus negócios. O conceito traz o que as empresas devem pensar antes de se comunicar, isto é, o por que tal empresa esta sendo criada, qual seu real propósito. Depois, como irão cumprir o objetivo e por fim o que irão criar a partir desta ideia.
Por quê?
Começar explicando o por que pode ajudar a manter seu público mais focado. Caso essa lacuna não seja preenchida num primeiro momento, as pessoas podem pular diretamente para a última pergunta do círculo: “O quê?”, e acredite as pessoas não vão parar de fazer pergunta.
Encare essa primeira parte como a apresentação dos valores e princípios da sua ideia. Isso vai te ajudar a dar mais clareza para sua explicação.
Como?
Como as coisas funcionam pode ser mais difícil de explicar de por quê elas funcionam. Nesse momento você explica quais são os diferenciais das suas ideias, produtos ou serviços.
O quê?
Utilize o ‘o que’ para explicar como você tornará o seu ‘por que’ realidade. Ou seja, o que você está fazendo deverá estar alinhado com o por quê e o como você está fazendo. Além disso, lembre-se que aqui falamos da parte tangível, o que sua audiência poderá ver.
Tecnologia ao seu favor
Além de ter o roteiro da apresentação bem claro, também é preciso ter um cuidado com as palavras e a comunicação visual que você utilizará. Para isso, algumas ferramentas podem ser muito úteis na hora de explicar suas ideias complexas para seu público, diminuindo drasticamente as chances de haver algum erro. Há inúmeros tipos de recursos que podem ser utilizados neste momento, basta apenas escolher algum que se adéque as suas necessidades e que você consiga explorar o Por que, como e o que na hora da sua apresentação.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!