Como a inflação impacta nas empresas?
É sabido que períodos com altas inflacionárias não são ainda amigáveis para a população. Nesse sentido, para aqueles que não sabem o que é, a inflação é responsável pelo aumento de preço e, por consequência, a perda do poder de compra dos sujeitos. Geralmente, a inflação afeta diretamente alguns setores, como: alimentação, transporte, educação, habitação, cultura, entre outros. Ou seja, na prática, uma onda inflacionária faz com que, uma moeda que comprava um determinado valor, passe a comprar menos com o mesmo valor.
Talvez você goste de ler:
Que tal ganhar em dólar ou euro?
Melhores franquias para investir no Brasil
Mas quais são os impactos da inflação para os investidores?
Na prática, um determinado investidor que aplica 100 mil reais em um título de renda fixa, que promete fazer um pagamento de 10% de juros ao ano, ao fazer o resgate de 110 mil reais no final do ano, quando a onda inflacionária alcançar um valor de 14%, por exemplo, o investidor irá ter a sua renda depreciada. Ou seja, pela falta de correção em relação ao valor da inflação, com um lucro abaixo do valor inflacionário, o lucro torna-se negativo.
No caixa das empresas, qual é o impacto da inflação?
Quando o assunto é o caixa das empresas, existem três fatores básicos que podem contribuir diretamente para o impacto negativo da inflação no caixa de qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. O primeiro fator é a redução da capacidade de fazer pagamentos operacionais de custos e despesas da empresa. O segundo fator está ligado à ideia de uma menor possibilidade de amortização de dívidas. O terceiro fator está ligado à ideia de uma menor disponibilidade para poder fazer investimentos devido a grande perda do poder de compra da moeda.
Nesse sentido, é importante destacar que os pequenos negócios são os mais prejudicados neste quesito quando as ondas inflacionárias ocorrem. De acordo com o professor Alexandre Assaf, do curso Finanças e Controladoria do MBA USP/Esalq: “O processo inflacionário demanda uma maior geração de recursos de caixa de maneira a repor a perda do poder aquisitivo da moeda”.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!